28 de set. de 2012

A GRANDE META: GENTE CERTA NO LUGAR CERTO

ABRAHAM SHAPIRO

“O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”. 
Esta frase não é de nenhum guru da gestão empresarial. É de José de Alencar, o escritor brasileiro. Não sei se ele entendia de recursos humanos. Mas hoje em dia, qual empresa não necessita de um RH atuante, estratégico e provido de ferramentas eficazes?  Organizar a folha de pagamento, atualizar promoções de acordo com cargos e salários, contratar e demitir funcionários ou promover palestras de motivação deixou de ser o principal papel do RH há muito tempo.
Atualmente, qualquer RH que preste tem como missão determinar perfis precisos, buscar talentos que os preencham e alocá-los onde melhor se adaptem em vista dos objetivos claros e concisos do negócio da empresa. Depois, integrá-los ao ambiente corporativo, e treiná-los nos padrões de eficiência esperados.
Uma frase que ouvi estes dias, diz: “Somos todos geniais. Mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em árvores, ele passará sua vida inteira pensando ser estúpido”. Bonito, não? Mas me diga: não é exatamente isso o que ocorre com a maioria dos funcionários que não dão certo? Peixes cobrados por não escalarem árvores?
Se formos averiguar, descobriremos que a prática mais comum é a contratação sem orientação sobre os objetivos da função que o empregado irá desempenhar. E depois o que vem? Cobranças, justificativas, desgosto e frustração – tanto do chefe como do funcionário. Esta sequência desgraçada culmina, geralmente, com uma demissão injusta ou desnecessária, já que clareza e uma correta descrição de cargo bastariam.
Num tempo em que a procura por mão de obra é maior que a oferta, falhas no Recrutamento e Seleção acarretam danos de toda ordem.
Se a rotatividade na sua empresa anda alta demais, pare de mandar funcionários embora. Reorganize-se e faça uma reengenharia no seu RH.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473