24 de set. de 2012

COMO SER UM GRANDE NEGOCIADOR

Artigo publicado no jornal FOLHA DE LONDRINA, em 24/09/2012, na coluna ABRAHAM SHAPIRO, em Empregos e Concursos.


ABRAHAM SHAPIRO


Numa batalha, Napoleão Bonaparte, pessoalmente, se dirige a seus homens.  Emocionado, o general faz um discurso pela pátria: 
-“Soldados. Chegou o momento! Vamos atacar o inimigo. Agora será um combate homem a homem, corpo a corpo!”
Naquele batalhão havia um rapaz judeu, pertencente a uma família de tradicionais negociantes. Ele odiava guerras. Ingênuo em assuntos militares, mas excelente nos negócios, não se envergonha em levantar sua voz. Dirigindo-se a Napoleão, faz-lhe uma proposta: 
-“Perdoe-me a pergunta, senhor. Seria possível indicar-me qual homem será o meu? É que talvez eu possa negociar diretamente com ele, e evitar maiores encrencas”.

Um bom negociador tem um objetivo.
Imagine-se comprando uma geladeira. Se você tem dinheiro vivo para pagar, você não é “um qualquer”.  Todo mundo compra a crédito, hoje em dia. Não você. 
Analise este fato sob outra ótica. Você está “vendendo” o seu dinheiro, certo? O lojista o deseja mais que qualquer outra mercadoria. Ele vai lhe pagar com uma geladeira. 
Então, negocie!!!
Crie uma concorrência.  Quanto mais pessoas quiserem o seu dinheiro, mais valor ele terá.
Vá a outras lojas. Veja o que elas fazem para ficar com o seu dinheiro dando em troca uma geladeira. Depois mostre ao primeiro lojista o que ele já sabe: que as outras lojas estão loucas para ficar com a sua grana. É assim que você aumenta o seu poder.
Prossiga até conseguir a melhor geladeira que o seu dinheiro pode comprar.
Um negociador precisa de prática, pois só assim ele desenvolve visão e autoconfiança.
Se você deseja ser um negociador de sucesso, só conseguirá quando souber como andar sobre as águas. Não se surpreenda com a receita. É que o segredo de andar sobre as águas – desde quando alguém já fez isto – é saber, de antemão, onde é que estão as pedras sobre as quais você irá trilhar o caminho mágico aos olhos de todos os que o veem.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473