ABRAHAM SHAPIRO
Assim como na vida, também na
empresa o sentimento de culpa é paralisante e improdutivo. O melhor é remover a
culpa do ambiente. Nada de acusar os outros ou a si mesmo por erros que já
ficaram para trás. Se foram éticos, quem o cometeu não merece continuar aí.
Despeça-o. Mas não sendo, simplesmente corrija-os e demonstre o modo correto de
proceder, partindo da premissa de que cada um faz o melhor que pode e sabe, conforme sua capacidade e nível de preparo.
Quer elevar o padrão atual de
qualidade? Invista em educação interna. Treinamentos. O resultado aparece,
desde que tudo seja feito da maneira correta e por profissionais competentes.
Imagine que há empresas investindo
até em língua portuguesa para melhorar a comunicação. É claro. Num país em que
75% da população entre 16 e 65 anos são analfabetos funcionais, isto é o melhor a
fazer. As pessoas por aqui sabem ler e escrever, mas não compreendem. E votam!
Lembre-se, por exemplo, de quantas
vezes as pessoas disseram ter compreendido uma instrução sua e não entenderam
nada! E há outros agravantes. Nossa sociedade condena sumariamente as pessoas
que dizem: “não sei” ou “não entendi”. Por isso, todo mundo se sente obrigado a
fingir que entendeu, quando, na verdade, está “boiando”.
Da próxima vez que você explicar
algo a um funcionário, peça que ele repita com suas próprias palavras o que
entendeu. Assim, pelo menos, você não dependerá de sorte, e terá tempo de
repetir o comando e salvar a situação.
Tente comunicar-se de forma positiva
e agradável, sem provocações, críticas ou acusação. Seja firme e didático. Nada
de culpa - que só estagna pessoas e processos. Confie mais. E demonstre às pessoas
que, quanto mais desenvolverem conhecimento e prática, mais confiáveis serão.
Isto é o que faz um líder autêntico.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473