21 de set. de 2012

COMUNICAÇÃO E CULPA

ABRAHAM SHAPIRO

Assim como na vida, também na empresa o sentimento de culpa é paralisante e improdutivo. O melhor é remover a culpa do ambiente. Nada de acusar os outros ou a si mesmo por erros que já ficaram para trás. Se foram éticos, quem o cometeu não merece continuar aí. Despeça-o. Mas não sendo, simplesmente corrija-os e demonstre o modo correto de proceder, partindo da premissa de que cada um faz o melhor que pode e sabe, conforme sua capacidade e nível de preparo.
Quer elevar o padrão atual de qualidade? Invista em educação interna. Treinamentos. O resultado aparece, desde que tudo seja feito da maneira correta e por profissionais competentes.
Imagine que há empresas investindo até em língua portuguesa para melhorar a comunicação. É claro. Num país em que 75% da população entre 16 e 65 anos são analfabetos funcionais, isto é o melhor a fazer. As pessoas por aqui sabem ler e escrever, mas não compreendem. E votam!
Lembre-se, por exemplo, de quantas vezes as pessoas disseram ter compreendido uma instrução sua e não entenderam nada! E há outros agravantes. Nossa sociedade condena sumariamente as pessoas que dizem: “não sei” ou “não entendi”. Por isso, todo mundo se sente obrigado a fingir que entendeu, quando, na verdade, está “boiando”.
Da próxima vez que você explicar algo a um funcionário, peça que ele repita com suas próprias palavras o que entendeu. Assim, pelo menos, você não dependerá de sorte, e terá tempo de repetir o comando e salvar a situação.
Tente comunicar-se de forma positiva e agradável, sem provocações, críticas ou acusação. Seja firme e didático. Nada de culpa - que só estagna pessoas e processos. Confie mais. E demonstre às pessoas que, quanto mais desenvolverem conhecimento e prática, mais confiáveis serão. Isto é o que faz um líder autêntico.
______________________ 
Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473