6 de set de 2012

INVESTIR CERTO

ABRAHAM SHAPIRO

Não tenho os detalhes ainda, mas a fonte é confiável. Meu filho, que estuda negócios no exterior, enviou-me o resumo de uma pesquisa publicada em um periódico de excelente referência no mundo corporativo global.
Eles interpretam como "investimento de retorno
garantido" a educação dos que estão à sua
volta – sejam herdeiros ou funcionários
talentosos.
A pesquisa diz que 75% dos executivos das empresas chegaram a seus atuais postos por pura aleatoriedade, isto é: por sorte, acaso, ou arranjo de terceiros. Incluem-se aí os indicados por algum pistolão, os filhos, os genros e outros  agregados, e as promoções de gente despreparada – não deixando de lado os trambiqueiros. Segundo o estudo, os competentes são, em média, 25%. Estes conquistaram suas posições de topo no organograma por mérito real.
Cruzando estes dados com aquilo que se observa em empresas de todo tipo, fica comprovado que não são novidade. A informação está sai do forno agora. Vejo  que a minha percepção está afinada. Há diretores incompetentes demais no mundo. Três de cada quatro, pelo menos. É medonho.
Em contrapartida, existem pais empresários que estão direcionando seus filhos para assumirem seus postos. Há diretores que investem em seus subordinados para que alcem voo mais alto. E não há outro modo da geração seguinte superar a anterior em resultados e eficácia senão pela capacitação e vivência prática.
O que estes líderes fazem para semear grandes resultados? Eles se inspiram no passado. Leem o presente de modo rigoroso. Conquistam o mercado e solidificam seus negócios. Por fim, influenciam, de todas as formas possíveis, as situações controláveis sob seu poder a fim de que o futuro esteja em conformidade ao que desejam construir.
Eles interpretam como "investimento de retorno garantido" a educação dos que estão à sua volta – sejam herdeiros ou funcionários talentosos.
Não há outro caminho. Perenizar um negócio só é possível por meio de educação, formação e muita persistência nisto.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473