13 de set de 2012

CARRO DE BACANA

ABRAHAM SHAPIRO

A revista americana Forbes, conhecida por compilar listas das maiores fortunas do mundo, publicou um artigo em que o autor ataca o preço excessivo cobrado no Brasil por modelos de carro de luxo. Foi uma observação crítica ao comportamento geral do brasileiro.
Ao mostrar o absurdo de se pagar aqui 181 mil reais por um veículo que nos States custa apenas R$ 56 mil, o comentário resumiu-se a: “Desculpem brazucas... não há status em comprar Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não se deixem enganar pelo preço. Vocês definitivamente estão sendo roubados”.  A frase foi reproduzida também pela revista Veja.
Para o autor do artigo, Kenneth Rapoza, a questão principal é mostrar que o brasileiro que gasta esse dinheiro todo num modelo de carro não deveria acreditar que está comprando um produto que lhe dê status. E ele faz o leitor rir ao informar que "um professor de escola primária pública no Bronx  - bairro de Nova York –  pode comprar um Grand Cherokee pouco rodado, enquanto no Brasil é carro de bacana”. A citação de Civic e Corolla é importante porque, mesmo fabricados no país, custam mais de R$ 60 mil, quando nos Estados Unidos estes são carros bem mais baratos que isso. 
No fundo, a mensagem é que o consumidor brasileiro  atribui status a qualquer coisa que seja cara. O articulista finaliza dizendo ver "valor de imagem" em algumas marcas alemãs, inglesas e italianas, mas jamais em modelos como os citados na matéria que ele assinou.
E quanto a você? Está incomodado pelo seu carro não ser um “modelo de bacana”? Escute! Há carros caros ou baratos demais por aí levando o lixo de muitas vidas podres. É gente pobre, vazia e afetada, mesmo com dinheiro na conta bancária.
Equilíbrio e conteúdo são melhores do que status. Esta é, na verdade, a perspectiva mais realista da vida!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473