26 de set. de 2012

ATENÇÃO, VAREJO!!!

ABRAHAM SHAPIRO
O Brasil passa por uma desaceleração econômica.  A previsão de crescimento do PIB em torno de 2% em 2012 é a prova disso.
Ainda que o consumo das famílias se mantenha em alta em razão dos baixos níveis de desemprego, isto já não mais exibe o ritmo puxado pela expansão do crédito.
Recente pesquisa da Abras – Associação Brasileira de Supermercados –  mostrou que o varejo de alimentos teve pequena queda, sustentando cenário favorável para o segundo semestre, como é histórico no setor.
O que os números favoráveis não mostram é a queda de rentabilidade. E além de muito grave, não há medição alguma disso.
O novo consumidor brasileiro, estimulado pela renda e fruto da política de aumento do salário-mínimo e dos programas assistenciais do governo federal, incrementou suas compras de alimentos com produtos que antes não integravam seus hábitos. Mas ele fez isto galgado unicamente no crédito. Esta realidade já ficou para trás. O endividamento elevado forçou a volta aos antigos hábitos de consumo doméstico. Portanto, o tíquete médio e o mix de produtos adquiridos voltaram aos patamares do passado.
Assim, se por um lado é animador o horizonte de crescimento do consumo até o final do ano de 2012, por outro, deve levar o empresário a ter cautela frente à perda de rentabilidade acompanhada de aumento de custos.
Em 2013 o salário mínimo deverá ter reajuste de 7,9%, chegando a R$ 670,95. O resultado certo é o acréscimo do peso da mão de obra nos custos.
O empresário varejista terá de conviver com perda de rentabilidade e sensível aumento de despesas, o que exige ações efetivas. Na área operacional, diminuindo perdas. Na de pessoal, estimulando e retendo funcionários.
Portanto, não é hora de cochilar. Acompanhe a evolução do cenário econômico. E saiba que agora é o momento ideal para o aprimoramento da gestão e operação do seu negócio. Seja proativo e antecipe a solução de problemas futuros.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é simplicidade. É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome - Inspirações para a Vida, o Trabalho e os Relacionamentos", Editora nVersos, 2012. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473