16 de nov. de 2009

TODA DESCULPA É INCOERENTE

ABRAHAM SHAPIRO

“Eu até fiquei preocupado! Houve um problema nas linhas telefônicas do bairro e a bateria do meu celular pifou” – diz inocentemente o funcionário a seu gerente no dia seguinte a uma falta injustificável ao trabalho.

Se pensarmos em justificativas, subterfúgios e desculpas, veremos que o mundo está cheio de grandes inventores. Algumas pessoas levam metade da vida dizendo o que irão fazer e a outra metade explicando por que não o fizeram.

Você pode errar muitas vezes, mas seus erros não representarão um fracasso enquanto você não começar a pôr a culpa nos outros.

Não se preocupe com quem você elogia, mas tenha cuidado com aquele sobre quem você irá atirar a culpa. Você pode cair muitas vezes, no entanto isto só representará um fracasso a partir do instante em que você disser que outra pessoa o empurrou.

Se você encontrar uma desculpa, não a use. Pessoas omissas são especialistas em se justificar. Sempre haverá desculpas à disposição para quem é fraco. Não existe lugar no mundo capaz de armazenar todas as desculpas que são dadas a todo instante.

É bem mais fácil arrumar uma desculpa do que tempo para o que não queremos fazer. Portanto, encontre tempo e não uma desculpa qualquer. Quando você comete um erro e depois se justifica arrumando uma boa desculpa para ele, errou duas vezes. A raposa culpa a armadilha, não a si própria.

Jamais reclame e jamais se explique. Há um benefício enorme por trás desta atitude. Admitir os erros zera o marcador, e você passa a ter a seu favor a sabedoria.

Fazer um trabalho bem feito é sempre mais fácil do que forjar um álibi para não o ter feito.

O tempo que se gasta inventando desculpas e justificativas seria sempre melhor investido em estudo, no planejamento, na preparação e no trabalho em direção aos seus objetivos de vida.

Os tempos mudam. A criatividade dos pretextos evolui com a ciência e a tecnologia. A desculpa ganha roupa nova, faz plásticas para permanecer sempre jovem e ágil, mas dificilmente muda a aparência. Alguém já disse bem antes de mim e com enorme razão: “Desculpa que é desculpa sempre tem jeito de esfarrapada!”
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473