27 de nov. de 2009

A INVEJA DOS VIZINHOS

ABRAHAM SHAPIRO

Uma lição extraída do grande contista iídiche, Sholem Alêichem, que, de forma sarcástica e bem humorada expõe a condição humana de modo prático e cristalino em suas histórias e novelas maravilhosas, nos ensina a como lidar com a divulgação de nossos planos, negócios e ideias.

Muitas pessoas - tanto pela prática colhida da vida como da sabedoria que desenvolveram - dizem ser sempre importante moderar a comunicação sobre nossas pretensões e alvos a atingir às outras pessoas. A razão que apontam é que a inveja está à espreita. E ninguém - ninguém mesmo - sabe ou entende como funcionam os sentimentos humanos e seus efeitos. Todo cuidado faz diferença com o fim de evitar que a fraqueza das pessoas baixas as impulsione a tornarem-se obstáculos além daqueles que naturalmente surgem quando se empreende qualquer coisa neste mundo.

Vamos à lição de Alêichem:

"Uma pessoa deve sempre levar em conta os sentimentos de seus vizinhos. Portanto, se eu tivesse ido a uma feira fazer negócios, por exemplo, e lá viesse a auferir bons resultados, conseguindo vender tudo com bom lucro, e retornasse com os bolsos cheios de dinheiro e o coração palpitando de alegria, não deixaria de dizer a meus vizinhos que tinha perdido até o último centavo de meu dinheiro, e que era um homem arruinado. É claro, pois, assim, eu ficaria feliz e meus vizinhos ficariam felizes. No entanto, se ao contrário, eu tivesse perdido tudo na feira e trouxesse comigo o coração angustiado, tomaria todo o cuidado de dizer a meus vizinhos que nunca, desde que D-us criou as feiras, houve uma tão maravilhosa como aquela. Você me entende? Sim, pois, assim eu me sentiria muito infeliz e meus vizinhos também, junto comigo".

Nada a acrescentar! Aliás, quem sou eu para pretenter somar uma letra à sabedoria do grande Sholem Alêichem?
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473