8 de nov. de 2009

A OUTRA FÁBULA DA RAPOSA OU O ETERNO AXIOMA: "AS PESSOAS MUDAM?"

ABRAHAM SHAPIRO

Era uma vez um homem bom que saiu ao campo. Encontrando uma raposa quase morta caída no caminho, trouxe-a para sua casa, cuidou dela, amparou-a e, ao longo desse tempo, sentiu por ela o apego que se sente por um animal de estimação. Ele acreditava que ela viveria bem aí, afinal havia recobrado a vida a seu lado e lhe dedicaria consideração e gratidão em retorno por sua misericórdia.

Os dias se passaram. A raposa recuperou-se e tornou-se novamente bela, imponente e astuta, como sempre foi.

Numa manhã de primavera, a raposa levantou-se de seu repouso, saiu afora e viu uma brecha na cerca da casa por onde escapou numa corrida desenfreada, embrenhando-se na floresta de onde viera.

Ao dar por sua falta, o homem gritou esperando que voltasse. Mas ela não retornou. Quando porém a comida era escassa, então ela rodeava a casa, fingia apego e fidelidade até que o homem lhe atirasse o que satisfizesse sua necessidade. Mas quando ele menos esperava, ela já havia sumido em busca dos seus hábitos.

Moral da história:

As pessoas não mudam a sua natureza. Talvez assumam papéis que tenham aparência de mudanças, em função de dificuldades ou interesses que lhe sejam prementes. Mas ao superar os obstáculos ou conseguir o que desejam, tendem prontamente ao que lhes é natural, retornando com satisfação e prazer, desprezando gratidão, reconhecimento ou compromisso anteriormente assumido.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473