27 de nov. de 2009

DO QUE OS RH´S DEVERIAM CUIDAR... MAS NÃO CUIDAM

ABRAHAM SHAPIRO

Deu nos jornais e revistas do mundo todo:

"Vinte e três funcionários da empresa de telecomunicações France Télécom se suicidaram em menos de um ano e meio. Nos dois últimos casos, um se atirou de uma das janelas do prédio e o outro ingeriu alta dose de soníferos. Há algumas semanas, o próprio presidente Nicolas Sarkozy decidiu entrar no assunto e pediu a seu ministro do Trabalho, Xavier Darcos, que procurasse o diretor-executivo da empresa, Didier Lombard, e exigisse mudanças radicais na empresa. Todas as transferências e demissões foram imediatamente suspensas. Um psiquiatra está agora 24 horas por dia à disposição dos funcionários. Um empregado que se esfaqueou em uma reunião de rotina conseguiu sobreviver. Ele disse ao jornal Libération que ´a ganância e as pressões psicológicas´ da France Télécom são responsáveis pela triste onde de suicídios".

Conheço empresas em que os funcionários só não começaram a se suicidar ainda. Mas estão com suas vidas destruídas e fora de qualquer plano de qualidade digna. Não é problema de salário. Não é questão de benefícios.

O RH devia cuidar do capital humano, isto é, estar presente para detectar problemas deste tipo e intervir. Mas está claro que não muitos destes diretores, gerentes, etc, se prestam a se meter em "confusões" que ponham em risco seus cargos. Além disso, em geral, muitos deles não têm condições mínimas para entender o negócio da empresa em que trabalham. "Vendas? É um problema dos vendedores. Eles que se entendam e persigam seus alvos" - assim pensam... e assim agem.

É triste, patético e lamentável. Mas é assim.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473