25 de nov. de 2009

O DRAMA DA SAZONALIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

O ladrãozinho da vila está novamente diante do juiz. Desta vez é acusado de um roubo pequeno e a pena é de três meses de prisão.

O juiz pergunta:

- “O senhor vai apelar ou aceita a sentença?”

E o larápio responde:

- “Aceito sim, mas só peço, meritíssimo, que o senhor me permita cumprir a pena após março”.

- “Após março?” – se surpreende o juiz. “Que conversa é essa?”.

E o gatuno esclarece:

- “Sabe o que é? Não posso parar agora. Até o final de fevereiro é quando meus negócios mais dão lucro”.


Sorvete e cerveja são mais consumidos no verão. Chocolate quente, no inverno. Viagens, são mais procuradas em época de férias. Estes são exemplos de sazonalidade.

Negócios muito sazonais são perigosos, pois, obrigam os empreendedores a adotarem estratégias muito precisas. E isto não é nem fácil e nem simples como ovos chocolate na páscoa ou árvores de natal em dezembro. Geralmente, os dirigentes lidam com poucos dados. E sem informações corretas e precisas qualquer análise é morta.

Outro problema são os empresários do tipo "gato", aqueles que querem pegar o peixe, mas sem molhar as patas. Você não é assim. Ou, pelo menos, não deseja ser. Portanto, siga a minha dica.

Se quiser informar-se de modo fabuloso sobre como fazer ótimas análises do desempenho de seus negócios e melhorá-los quando necessário, leia e estude o livro: "A Estratégia do Oceano Azul". Esta obra apresenta uma nova maneira de traçar estratégias. Os autores: W. Chan Kim e Renee Mauborgne estudaram 30 empresas diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o sucesso das empresas que estavam no topo.

Tenho recomendado a leitura deste livro a todos empresários para quem presto consultoria, especialmente para os que enfrentam o drama da sazonalidade.

Leia e você terá nova visão.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473