30 de nov. de 2009

MUDANÇA - SUBSTANTIVO INDESEJÁVEL

ABRAHAM SHAPIRO

A palavra mudança causa em você medo ou coragem? Espero que a pergunta não o (a) assuste. Que, em vez disso, o (a) inspire.

Mudança é uma prova de vida. Nada pode se desenvolver sem mudanças. Aqueles que não podem mudar de opinião não podem mudar nada. As pessoas esperam progredir sem que nada mude e desejam que seja assim. Mas é impossível! Você e eu precisamos mudar. É uma necessidade intrínseca. Além disso, é preciso reconhecer a mudança como nossa maior aliada. Se assim procedermos, nada sairá mal e seremos versáteis, teremos alta aplicabilidade e flexibilidade.

Quem nunca muda de idéia, nunca corrige os seus erros. Thomas Watson, o fundador da IBM, disse, certa vez: "Existe um mercado mundial para somente cinco computadores". Onde estaria a IBM hoje caso o seu fundador não estivesse disposto a mudar de opinião?

Você não pode se tornar o que está destinado a ser permanecendo sempre o mesmo. Somente os tolos e os mortos não mudam de idéia. Os tolos não querem; os mortos não podem.

Não tenha medo de mudar. Quem usa os métodos do passado no mundo atual não participará nos negócios do futuro. Um tradicionalista é simplesmente alguém que está sempre aberto para novas idéias, desde que sejam as mesmas e velhas de sempre. É este o seu caso?

Existem pessoas que não somente lutam para se manterem estáticas, como também lutam para que tudo o mais continue do mesmo modo. É ridículo. As pessoas mais infelizes são as que mais temem a mudança.

Quando se rompem paradigmas e convenções, de imediato surgem novas oportunidades. Justificar as próprias falhas e erros prova apenas que você não tem a intenção de abandoná-los. Todo progresso é devido àqueles que não se satisfazem em deixar tudo como está; aos que não têm medo de mudar. Guarde na melhor área de suas lembranças: "A mudança não é sua inimiga; ela é sua companheira". Pense deste modo, e mais do que uma vida feliz, você estará sempre em estado de prontidão para o que der e vier.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473