19 de nov. de 2009

SUCESSO: RESTAURANTE OU LANCHONETE?

ABRAHAM SHAPIRO

Perguntaram ao bilionário Warren Buffet qual o segredo do sucesso. Ele respondeu que, para ter sucesso, eram necessárias duas coisas. “Primeiro, você precisa saber exatamente o que quer – coisa a respeito da qual as pessoas quase nunca decidem. Em segundo lugar, você deve determinar o preço que terá de pagar para conseguir o sucesso que deseja... e começar a pagá-lo”.

O diretor de uma empresa é responsável por estabelecer suas estratégias e atividades. Assim também você é responsável pelo planejamento estratégico pessoal de seu sucesso. É você quem traça os planos, institui metas, estabelece medidas e assegura um desempenho que leve a resultados.

Você é responsável pelo seu marketing pessoal — autopromoção, criação da própria imagem e apresentação do seu "produto" para ser vendido pelo melhor preço em um mercado que, você já sabe, é bastante competitivo.

Inclua também a estratégia financeira, isto é: decidir quais serviços deseja vender, quanto obterá de receita e lucro, como irá aumentar sua renda a cada ano, quanto economizar e investir e quanto pretende valer quando se aposentar.

Toda meta de sucesso exige uma estratégia e sua imediata realização em busca do sucesso.

Resta falar sobre “pagar o preço”. Tudo tem preço nesta vida. O sucesso também. Ouvi uma palestra de um professor irlandês na qual ele dizia que a vida é mais parecida com uma lanchonete do que com um restaurante. Em um restaurante, você faz as opções de pratos e toma a sua refeição. Só depois do cafezinho é que paga a conta. Não é assim numa lanchonete. Você primeiro vai ao caixa, paga o que deseja comer, e só depois é que irá desfrutar da refeição.

O problema está naqueles que se sentam diante do forno da vida e dizem: "Dê-me calor que em seguida eu o alimento com lenha”.

O preço do sucesso – seja qual for e em que área for – tem que ser pago antes dele ser obtido. Esta é a regra da vida.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473