17 de nov. de 2009

REPUTAÇÃO E MALEDICÊNCIA

ABRAHAM SHAPIRO

Reputação é tudo. Na vida empresarial, então, é muito mais. Para começar, as instituições financeiras, por exemplo, a levam em conta quando decidem conceder oportunidades especiais a clientes. Boa reputação é o endosso de qualquer cadastro.

Reputação pode ser boa ou má. Quem goza de boa reputalçao, deve esforçar-se para mantê-la com responsabilidade, pontualidade e seriedade. Mas acima de tudo, jamais praticar a maledicência.

Pessoas que falam mal de outras não gozam de boa reputação. São natural e socialmente rejeitadas, excluídas do convívio por seu desvio indesejável.

Conheço um homem de negócios numa cidade de interior. Seu esporte favorito é falar mal de tudo e todos. Orgulhoso e arrogante como é, ele ainda usa de sua típica irreverência para criar chacotas sobre as pessoas que o repreendem por este vício mortal.

Certo dia, seu melhor amigo foi recomendado por um terceiro a que tivesse cuidado, pois, o dito cujo havia tecido comentários maldosos contra ele. Mantendo o equilíbrio emocional em meio à decepção de ver, enfim, chegar a sua vez no processo de execução sumária do crápula que tão bem conhecia, um pensamento brilhou como relâmpago em sua mente produzindo-lhe um estranho consolo e entendimento. Se o tal empresário era capaz de maldizer a própria mãe, pai e familiares, como e por que o pouparia de sua peçonha?

O inocente amigo compreendia por esta reflexão o fato do tal fulano jamais ter usufruído de mínima consideração das pessoas em geral. Os poucos amigos só o eram de fachada. Funcionários e sócios lhe fingiam apreço por óbvio interesse. Irmãos e pais sofriam com antecedência e por obrigação ao recebê-lo em encontros de família. Estariam todos equivocados? Seriam injustos? Ou ele se tornara detestável e repugnante por sua maldade gratuita?

Como tantos vícios perniciosos e variadas psicopatias da humanidade, falar mal das pessoas – com ou seu razão – pode ser defeito para uns, doença para outros, mas a reputação do rico e do pobre, do homem e da mulher, do velho e do jovem, não subsiste aos seus patéticos e destrutivos efeitos. Feliz é o que guarda sua língua de traduzir impressões e convulsões de seus pensamentos.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473