1 de out. de 2009

UM EXAME DE CONSCIÊNCIA NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Tenho para mim que é difícil a qualquer ser humano permanecer conectado no próprio crescimento. Não é fácil.

O desenvolvimento de quase todo mundo é descontínuo, ocorre aos pulsos. De tempo em tempo algo lhes acontece e, dependendo do incômodo que causar, as pessoas amadurecem ou tomam uma boa lição.

Não era isto que se passava com aquele homem que conheci no aeroporto durante o atraso de um vôo. Veja o que ele me disse:

“Há anos mantenho uma agenda onde obviamente anoto todos os meus compromissos. Quando chega a noite de sexta-feira, faço um exame de consciência depois do jantar. Entro em meu pequeno escritório de casa, abro a agenda e me recordo de cada entrevista, dos assuntos discutidos e das reuniões com meus gerentes. Pergunto a mim mesmo quais erros cometi? O que fiz certo? Em que podia eu ter melhorado meu desempenho? Quais lições posso aprender com estas experiências? O saldo entre acertos e erros foi positivo ou negativo?”.

E ele prosseguiu: “Às vezes fico triste comigo mesmo. Há falhas com que ainda me surpreendo cometendo. Por outro lado, vejo que diminuí a frequência de outras mais antigas. Muitas consegui eliminar. Quando eu supero meus erros, dou-me os parabéns, e sinto-me vencedor. Não tenho receio em afirmar que este processo me ensinou muito mais a ser profissional que qualquer MBA, pósgraduação ou outro curso que eu pudesse fazer. Tem melhorado minha capacidade de tomar decisões e me feito crescer como gente”.

Ali estava eu diante de um homem verdadeiramente sábio. Um indivíduo especial, e empresário de primeira linha. Duas horas passaram tão imperceptíveis quanto as núvens do céu. O que podia ter sido maledicência contra a companhia aérea, tornou-se um tempo de inestimável valor. Assim são os seres humanos que vivem com uma razão. E estar junto deles é uma dádiva, um presente sem igual.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473