5 de out. de 2009

FAÇA A COISA CERTA!

ABRAHAM SHAPIRO

Qual o método correto de aprender qualquer coisa? 1. Pela experiência. 2. Pelo estudo. 3. Pela combinação de 1. e 2.

Algumas pessoas dependem inteiramente da experiência para aprender uma profissão, um jogo, uma arte. Elas imaginam que acabarão aprendendo o que querem praticando bastante. A seu ver, a prática lhes trará a perfeição.

Sim. É verdade. A prática de qualquer coisa produz perícia ou habilidade. Mas a ressalva é: desde que sejam observados os princípios corretos, as regras adequadas e os procedimentos acertados.

Quando menino, comecei a estudar a flauta tranversal. Eu achava a maior chatice ir às aulas e receber as orientações do professor. Ocorria que em minha mente estava instalado o pressuposto de que não era necessário submeter-me a tantas regras. Este pressuposto advinha de que um amigo que me era contemporâneo aprendera a tocar várias músicas sozinho à flauta. Ele tocava de ouvido, como se diz popularmente. Todos achavam lindo um jovem de doze anos tocar um instrumento aparentemente tão bem, enquanto eu só ficava nos exercícios e estudos.

O tempo passou e anos depois a diferença entre nosso desempenho era realmente visível. Eu conseguia interpretar partituras de média dificuldade de uma grande variedade de músicas populares e clássicas, acompanhado por alguém ao piano ou fazendo parte de conjuntos de câmera ou “regionais de choro”. Além disso, também sabia “tirar músicas de ouvido” e até transcrevê-las em linguagem musical. Meu primo, por sua vez, continuava a tocar as mesmas músicas de antes, ou poucas mais, sem nenhuma técnica ou habilidade – mal conseguia ler uma simples pauta. Já mais velho, não despertava a mesma curiosidade de criança nas pessoas. Faltava-lhe domínio sobre o instrumento. Apesar da chatice e do tempo que a prática requeria, isto é o que produzia aquilo que todos esperam de um bom flautista: a beleza do som e a rapidez no dedilhado, e isso ele não tinha.

Um jogo, uma profissão, uma arte requerem que sejam observados os seus corretos princípios. Os métodos errôneos jamais produzem perícia, muito embora sejam praticados a vida inteira. A prática desprovida de regras ou pautada sobre princípios errados resulta mais em malefícios do que em benefícios. O principal é aprender os princípios coretos, e depois praticá-los muito.

Raras vezes uma pessoa conhece os princípios corretos por intuição. Pode-se afirmar com mínima chance de erro que o profissional, o jogador ou o artista natos são raríssimos.

A maioria maciça dos grandes homens teve de aprender os métodos acertados de fazer seja lá o que for estudando-os, primeiro, e em seguida praticando-os, até adquirirem o alto nível na sua execução.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473