30 de out. de 2009

UMA ATITUDE PARA TODO O MUNDO

ABRAHAM SHAPIRO

Eu estava no trânsito da cidade quando tive de parar num semáforo. Ao olhar para o lado, vi um homem aproximar-se de um casal de meia idade, sem teto. Ambos estavam embrulhados num cobertor ao lado de caixas de papelão que, decerto, eram sua casa, na ilha da avenida. Ele deu a eles um pacote onde havia dois litros de leite e outro com quatro ou cinco pães. Até aí, nada de mais. O que me espantou foi constatar que este homem era um maltrapilho e parecia tão pobre quanto o casal a quem ele fazia a doação.

Eu me comovi com a cena. Aquilo era um verdadeiro ato de bondade. Um indivíduo que aparentemente nada tinha, dando de seu nada a alguém que era seu semelhante.

Acho que o mundo inteiro necessitava ver esta cena.

Uma regra valiosa para a vida é: “Mesmo que não se ache ou se sinta como uma pessoa bondosa, você pode agir como se o fosse”. Pense por exemplo em algo bom que poderia fazer, mas que nunca teve coragem de fazê-lo antes. Este pode ser um começo. Um ótimo começo.

Encare seu próprio sofrimento, dor ou mágoa como instrumentos de empatia e entendimento pelos demais. A experiência que você e eu estamos vivenciando agora, pode nos ajudar ao menos a ser mais bondosos e altruístas.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473