30 de out. de 2009

CINCO MINUTOS OU CINCO REAIS?

ABRAHAM SHAPIRO

Se lhe perguntassem: “Você prefere perder cinco reais ou cinco minutos?” Provavelmente você e quase todo mundo responderiam que é preferível perder cinco reais. Mas na prática, perder cinco reais nos deixa triste e pensativos, enquanto que, ao longo de um dia, jogamos cinco minutos no lixo dezenas de vezes.

De tudo o que temos a fazer muita coisa só toma tempo e não dá resultado algum. Preste atenção e você verá quanto isto é verdade. A sabedoria de bem empregar o tempo é o que há de mais almejado e útil nesta vida, mesmo porque significa o equilíbrio entre necessidades, obrigações e valores.

No trabalho é perfeitamente possível identificar tarefas improdutivas e nos livrarmos delas. Uma sugestão de como fazer isto é registrar numa tabela, por dez ou quinze dias, todas as atividades desempenhadas e o seu respectivo tempo gasto. Em seguida, faz-se a seguinte análise: o que aconteceria se você deixasse de fazer uma determinada tarefa e não houvesse nenhuma conseqüência? Resposta: você poderia parar de perder tempo com ela. Não é certo?

Você se surpreenderá com o tanto de coisa que não traz benefício algum e você continua fazendo sem ter consciência disso.

Será positivo e empolgante desenvolver um bom estudo do tempo que você gasta mal. Sabe por quê? Você terá imensas possibilidades para melhorar sua qualidade de vida. É quando aparecerão aqueles minutos para o lazer diário com os filhos, para o estudo e melhoraria de seus relacionamentos sociais e familiares.

Nunca houve alguém que, no leito e morte, lamentasse por não ter passado mais tempo na fábrica ou no escritório. Se você olha para o passado e se entristece, aja desde agora para que esta sensação ou culpa faça-se presente quando chegar a hora em que você não terá mais um futuro para investir bem e corretamente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473