27 de out. de 2009

COMO DAR UM BANHO DIÁRIO NA SUA MENTE

ABRAHAM SHAPIRO

O maior vendedor que conheço está milionário hoje. Ele começou sua carreira com grande dificuldade, obrigado a abraçar uma vaga de vendedor de porta em porta. Ouça a história que ele conta daquele tempo.

“A primeira vez que saí vendendo de porta em porta, tive a impressão de que vender era a ocupação mais desagradável de todas. Levantava-me da cama, de manhã, pedindo a Deus que estivesse chovendo, para não ter de ir trabalhar. Gastava o tempo máximo tomando café. Lia o jornal até a última página. Depois, apanhava a maleta e punha-me a caminho vagarosamente. Quando chegava à rua onde teria de atuar naquele dia caminhava com medo de bater às portas. O fracasso da véspera fazia de mim um covarde.

Sem um programa definido, eu visitava os clientes levando apenas uma ideia vaga das táticas de venda. Meu estado interior era de derrota prévia em todas as abordagens que fizesse. Este é o porque de eu ter sido mal sucedido.

Um dia, encontrei um velho corretor de seguros e contei-lhe minhas dificuldades. Ele me perguntou: ‘Você procura adquirir novas ideias em vendas?’ Eu respondi: ‘O que você quer dizer com isso?’ Ele me disse: ‘Se a mente não é chacoalhado todos os dias, fica entulhada de medo e tristeza. Do mesmo modo que precisamos de um banho diário no corpo para livrá-lo do suor e da poeira que se deposita sobre a pele, precisamos também de um banho mental para limpá-la de todos os pensamentos ruins ou negativos. Como fazer isto? Leia algo que lhe inspire nem que seja por quinze minutos ao dia, antes de sair para o trabalho. Deixe-se inspirar por isto”.

Foi exatamente o que eu obtive quando pus o conselho em prática: inspiração. Li histórias que falavam da conquista do temor por outras pessoas, como mudaram com os seus clientes e se tinham sobreposto ao fracasso. O fato é que senti força de vontade para sair e experimentar aquelas idéias na prática. Este foi o momento mais crítico da minha carreira. A partir de então passei a achá-la interessante e agradável. Comecei a progredir e a ter prazer em trabalhar”.

Lindo depoimento. Faça-o também seu a partir de hoje.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473