7 de out. de 2009

NEGOCIAR... O MEDO DO DESCONHECIDO

ABRAHAM SHAPIRO

Muita gente tem medo de uma negociação ou de um processo de venda. Outras temem participar de um simples bate-papo com gente estranha. Qual a origem deste medo? É o desconhecido.

Não saber como é a pessoa que se senta do outro lado da mesa é inquietante. Como ela julga as ideias que lhe são expostas? De modo prático e rápido? Ou lento e detalhado?Como são seus sentimentos?

Todos desejariam muito saber como esta pessoa reage. E estão conscientes de que não existindo o medo, a energia que seria gasta com ele poderia ser empregada na estratégia de negociação, ou na discussão. Este, aliás, é o segredo dos grandes negociadores.

Será possível conhecer uma pessoa? Via de regra, não se conhece ninguém profundamente. Cem anos ao lado de qualquer um não bastam para penentrar todas as suas possibilidades.

Mas é perfeitamente possível identificar os traços gerais de sua personalidade através de informações que se captam desde o modo como ela se veste, seus comportamentos espontâneos, postura, a organização de sua mesa de trabalho, enfim, de detalhes simples de seus padrões.

Com este perfil em mãos, você não precisaria forçá-la a se adaptar. Você é que se adequa ao jeito dela, tendo, assim, o domínio do processo em suas mãos. Isto é o que você quer.

O tempo para conseguir isto? Após ter aprendido as bases deste conhecimento, não mais do que alguns minutos.

- “Ok” – você me pergunta. “E como vou aprender?”

Há bons livros a respeito. Mas se você quiser um caminho bem mais rápido e prático, pode azer a sua inscrição no workshop que estou promovendo nos dias 20, 21 e 22, em Londrina. Você escolhe! Só não deixe de agir a respeito disto.

Medo de coisas que todo mundo desconhece é até justificável. Mas de bicho papão? A criançada do bairro vai morrer de rir de você.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473