28 de out. de 2009

AS CAUSAS SÃO A OPORTUNIDADE POR TRÁS DOS PROBLEMAS

ABRAHAM SHAPIRO

Erros. Sejam os nossos ou os das pessoas sobre quem temos alguma responsabilidade - em casa ou no trabalho. Coloquemos os erros em foco. Pois bem.

Em vez de ver o erro como "coisa a ser consertada" e partirmos sobre ele com este objetivo, será muito mais positivo interpretá-lo como "conseqüência de um processo fora de controle".

Você já deve ter ouvido a frase: atacando o sintoma cura-se a doença. Isto pode até ser verdade na medicina. Mas não em uma empresa e na vida. Sabe por quê? Nestas ocasiões nem sempre os sintomas expressam as causas dos problemas. A causa sim é que deve ser atacada para que o problema desapareça. Em vez de tratar de resolver o defeito, deve-se investigar suas fontes para corrigir o mecanismo que o gerou. Expressando de outro modo, mais eficaz do que resolver os sintomas, é descobrir e eliminar as causas. Deste modo, não só se conserta o defeito específico, como também o rendimento geral do sistema ou da fonte que o gerou.

Metaforicamente, se você achou alguma coisa indesejável nadando no seu prato de sopa, melhor do que removê-la é descobrir de onde ela veio. Para aprender com os erros, é necessário passar da sala de jantar para a cozinha. Quando se sente à vontade percorrendo esse caminho você então entende por que os japoneses afirmam que "um defeito é um valioso tesouro".
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473