22 de out. de 2009

A VIDA NÃO ACEITA IMITAÇÕES

ABRAHAM SHAPIRO

Você conhece o pintor espanhol Pablo Picasso. Seus quadros são hoje apreciados como grandes obras primas. Certa vez ele contou: "Minha mãe me dizia: 'Se você decidir ser um soldado, acabará se tornando um general. Se for um monge, acabará se tornando o papa'. Em vez disso, tornei-me pintor, e acabei sendo Pablo Picasso".

"Se Deus quisesse você de outra forma, teria criado você desta outra forma", disse o poeta alemão Goethe.

Decida ser você mesmo! A madeira pode ficar anos e anos na água, e nem por isso será um crocodilo ou uma tartaruga.

Ser você mesmo é o primeiro passo para se tornar uma pessoa melhor. Jamais alguém se tornou grande por imitação.

A psicologia ensina que uma pessoa só começa a mudar quando a pessoa se aceita exatamente como é. Não existe ninguém mais frustrado e infeliz do que aquele que passa a vida ansiando ser alguém que na verdade não é.

Quem muda a todo instante para se adaptar aos outros, logo se desintegra. Se você não tiver um plano para a sua própria vida, acabará por se tornar uma mera parte da vida de alguém. Sempre que não tiver coragem de ser você mesmo, sentirá sua autoconfiança falida.

Você tem apenas uma vida — a sua própria. Até fazer as pazes com quem você é, nunca estará satisfeito com o que possui. A maior parte das pessoas passa toda a sua vida tendo-se a si mesmas como um completo estranho. Não deixe que isso aconteça com você.

A coisa mais fácil do mundo é "ser a gente mesmo". É o natural. O mais difícil é ser o que os outros querem que sejamos. Não se permita ocupar esta posição. E lembre-se que o oposto da coragem não é o medo - é a conformidade. A tarefa mais extenuante e degradante da vida é vivê-la tentando ser outro.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473