21 de out. de 2010

O EFEITO PLACEBO

ABRAHAM SHAPIRO

Placebo é um falso remédio. Algo que não tem qualquer benefício medicinal. Um placebo ajuda o paciente somente porque alguém cria uma expectativa sobre os seus resultados. Por isso, é amplamento usado em pesquisas. Exemplo: se for dito a um paciente que uma pílula de açúcar é alguma nova droga maravilhosa - sem que saiba tratar-se de açúcar, é claro -, ele freqüentemente fica melhor. A pílula de açúcar não tem benefício algum. Mas o paciente esperou que acontecesse. Então aconteceu.

Em um estudo prático foi dada morfina a alguns pacientes pós-cirurgia. A outros, foi dado um placebo que eles pensavam ser morfina. Surpreendentemente, 52% dos pacientes que receberam morfina relataram o alívio das dores, e 40% dos pacientes que receberam o placebo também relataram o alívio. O placebo foi quase tão eficiente quanto a morfina.

Como parte de um estudo começado na Universidade de Harvard, em 1961, foi dado aos alunos um teste psicológico que media atitudes. Os alunos foram colocados em três grupos: os que tinham uma visão positiva sobre a vida, os que tinham uma visão negativa, e aqueles cujas atitudes perante a vida eram neutras.

Usando o grupo neutro como controle e dividindo as variáveis como dieta, acidentes e fumo,  os pesquisadores descobriram algo instigante. Durante o período seguinte de 25 anos, somente dois alunos com uma visão positiva sobre a vida morreram prematuramente. Do outro lado, dezoito dos alunos com uma visão negativa sobre a vida morreram prematuramente.

Uma interpretação possível dessa pesquisa é: "Você tem nove vezes mais chances de morrer prematuramente mantendo uma visão negativa sobre a vida". Portanto, faça a sua escolha.

Na esfera corporativa, chamo a sua atenção para observar quais são as inspirações das pessoas de sua equipe. Eles tendem a ser positivos, neutros ou negativos? O que for possível ser feito para que tendam para o positivo deve ser feito. O bom ânimo de uma equipe já é meio caminho andado para a busca de qualquer ideal e objetivo. Invista nisso, e jamais no contrário.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473