6 de out. de 2010

O LEILÃO

ABRAHAM SHAPIRO

Nova Iorque. Um leilão de alto nível está acontecendo. Chega a vez de um violino de procedência italiana – uma obra de arte do século XVIII. Começam os lances. Estão muito abaixo do que realmente vale a peça. De súbito, aparece um jovem bem vestido que interrompe o evento, pede permissão ao leiloeiro, afina o instrumento e começa a tocar uma melodia de Bach. Absolutamente todos se encantam com a surpreendente e belíssima interpretação.

O que você acha que acontece depois?

O leilão prossegue. Mas agora o valor dos lances se multiplica muitas vezes.

Vou fazer uma pergunta. Na condição de líder que você ocupa, o que tem feito para evoluir acima daquele hábito de pré-julgar tudo e todos que absolutamente qualquer ser humano mantém em seu estado natural?

Grosseiramente criamos um conceito de tudo o que vemos e ouvimos. Desenhamos uma opinião mental baseada em impressões, e no instante seguinte, com todas as nossas forças, passamos a acreditar no que acabamos de criar como algo fantástico.

Como vencer este vício desgraçado?

Questionar - e aprofundar-se no questionamento - é preciso. Difícil? Faça o que puder. E se acaso não conseguir por si, busque ajuda. Um coaching bem referenciado poderá ajudar. Mas acima de tudo promova o seu refinamento pessoal, o seu auto desenvolvimento - a qualquer preço. Seu futuro na liderança depende disto. Sua capacidade de decisão depende disto; e também a sua independência .

É de seu êxito pessoal que estou falando.

Por isso, leve-me a sério e meça o quanto suas competências distam daquele estado em que um líder de verdade deve encontrar-se para julgar com firmeza o que quer que enfrente a cada instante – sejam leões, ursos ou gente mal ajustada à organização.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473