18 de out. de 2010

ABSURDOS (JUSTIFICÁVEIS) DO PASSADO

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 18/10/2010, na coluna Profissão Atitude


ABRAHAM SHAPIRO

Uma pessoa pode ser incapaz de perceber coisas bem à sua frente. Nossa percepção é determinada pelos nossos modelos mentais construídos a partir da nossa educação, experiências, conceitos e preconceitos. Por isso, tudo o que é visível para um, pode ser literalmente invisível para outro.

Selecionei frases ditas por especialistas do passado a respeito de invenções e tendências de sua época.

A primeira, de Simon Newcomb, astrônomo ‘metido’ a visionário, em 1902: "Voar com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e insignificante, se não impossível".

"Mulher sensível e responsável não deseja votar". Grover Cleveland, 22º presidente dos Estados Unidos, em 1905.

"É um sonho patético imaginar que automóveis irão tomar o lugar das ferrovias nas viagens de longa distância". Congresso Americano dos Transportes, em 1913.

Harry Warner, presidente da Warner Brothers Pictures, em 1927, sobre colocar voz nos filmes mudos: "Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar?"

Thomas Watson, o grande presidente da IBM mundial, entrou para esta galeria graças a seu parecer sobre a tendência de popularização dos computadores: "Creio que no mundo exista mercado para apenas uns cinco computadores."

Faz-nos rir. Mas eles não eram estúpidos. Não tinham intenção de enganar ninguém. Eram, sem dúvida, especialistas nas suas áreas de atuação. Estas celebridades seguiram, sim, seu modelo mental, e isto ditou-lhes o que disseram. Eles simplesmente não conseguiram ver além de seus paradigmas. Isto pode estar acontecendo com você e comigo neste momento.

Deseja tornar-se hábil em ver o futuro? Comece a convencer-se de que você não sabe tudo. E não sabe mesmo!

Insira em seus pensamentos a possibilidade de que você esteja enganado a respeito da maior parte das coisas que lhe parecem sob total domínio. Pesquise. Saiba o que outros pensam. Questione. Quem almeja entender de tudo, mais dia, menos dia, acabará registrando na história que não sabia de nada, e será motivo de risada dos que virem o futuro!
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473