15 de out. de 2010

MATURIDADE E LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO


Você não pode mudar as pessoas. Por mais que tente, você não mudará a personalidade de um ser humano de modo a que ele seja condicionado a fazer o que você pensa ou deseja.

Alguém, certa vez, disse que há apenas três maneiras de mudar a personalidade de um homem: uma forte e significativa experiência religiosa, a psicanálise, ou uma cirurgia cerebral. Como você não é padre, pastor ou rabino, não é psicoterapeuta e nem cirurgião, pare de desperdiçar seu tempo. Você é um líder empresarial em uma atividade tensa e competitiva. Em vez de tentar inutilmente “fabricar” pessoas, procure obter o máximo da equipe de que você dispõe. Não sabe? Aprenda. Busque desenvolver o potencial que existe em seu grupo atual de trabalho. Algum potencial deve haver, pois, senão, você não os teria contratado para compor o seu staf.

Executivo que alcança sucesso é aquele que põe em prática a proposição de que precisa trabalhar quase que inteiramente dentro dos limites das forças e fraquezas, habilidades e deficiências de outras pessoas. É aquele que tira o máximo do que tem.

Assim também os líderes mais respeitados por seus subordinados reconhecem as diferenças individuais entre seus colaboradores. Sabem que alguns são fúteis, existem os carreiristas, os ambiciosos, os criativos, enquanto que outros são intelectualmente deficientes, preguiçosos, imaturos ou até incompetentes. Mas o líder bem sucedido nunca tenta modificar estas diferenças. Pelo contrário. Ele capitaliza seu conhecimento dos subordinados. Não tenta fazer o papel de D-us, mas de orientador. Ele sabe que, mais fácil do que encontrar um perfil profissional perfeito, é colocar as pessoas nos lugares certos. Este, sim, é um problema digno de bons líderes resolver.

Guarde isto, reflita, e quando conseguir pôr em prática, perceba o amadurecimento que trará para a sua liderança.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473