ABRAHAM SHAPIRO
Vamos tratar de mais um termo em inglês: Core Business.
Core business significa a parte central ou mais importante de um negócio ou de uma área de negócios. É geralmente definido em função da estratégia que se adota para atender o mercado. Exemplo: o Core Business do blog Profissão Atitude é ser uma fonte de comentários voltada ao público corporativo e profissional em geral com foco no desenvolvimento de carreira. Não é turismo ou viagens.
Você conhece a Nike. Observe como ela está sempre criando novos modelos de tênis, agitando o mercado mundial com novos designs e solados de alta tecnologia, investindo em seu capital intelectual. No entanto, até o produto final chegar à prateleira das lojas, várias outras empresas são envolvidas no processo produtivo – e geralmente elas estão em países em desenvolvimento. O foco principal da Nike está onde ela pode ser mais forte, usando o seu conhecimento para obter vantagem competitiva e ganhos reais.
Para atingir este posicionamento, empresas como a Nike buscam locais para fazerem parte de sua cadeia de produção, onde a mão-de-obra seja barata, exista isenção de impostos ou alguma outra vantagem tributária de forma que, através de apurado sistema logístico, consiga atingir altos níveis de produção a baixo custo e, na sequência, grandes lucros.
Outro bom exemplo é a Apple. Ela terceirizou a maior parte de sua fabricação para empresas estrangeiras na Irlanda, Cingapura e China. Os produtos de reconhecido sucesso como o Macbooks, iPhone e iPod são montados em empresas terceirizadas na China continental. Ela terceiriza a maior parte da sua fabricação, mas não o design dos seus produtos.
O mundo moderno faz com que mudanças outrora tidas como impossíveis de acontecer integrem facilmente a atenção das empresas bastando, para isso, que queiram e, por conseguinte, se organizem a esse ponto. Mudar de ramo ou mesmo reinventar o próprio negócio é uma delas. O segredo está em focar em um ou dois segmentos, no máximo, ao invés de querer buscar sucesso em todos os que forem possíveis produzir - como muita gente se arvora a fazer e não encontra sucesso justamente por causa da multivariedade.
Core business... porque quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada respeitavelmente.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Vamos tratar de mais um termo em inglês: Core Business.
Core business significa a parte central ou mais importante de um negócio ou de uma área de negócios. É geralmente definido em função da estratégia que se adota para atender o mercado. Exemplo: o Core Business do blog Profissão Atitude é ser uma fonte de comentários voltada ao público corporativo e profissional em geral com foco no desenvolvimento de carreira. Não é turismo ou viagens.
Você conhece a Nike. Observe como ela está sempre criando novos modelos de tênis, agitando o mercado mundial com novos designs e solados de alta tecnologia, investindo em seu capital intelectual. No entanto, até o produto final chegar à prateleira das lojas, várias outras empresas são envolvidas no processo produtivo – e geralmente elas estão em países em desenvolvimento. O foco principal da Nike está onde ela pode ser mais forte, usando o seu conhecimento para obter vantagem competitiva e ganhos reais.
Para atingir este posicionamento, empresas como a Nike buscam locais para fazerem parte de sua cadeia de produção, onde a mão-de-obra seja barata, exista isenção de impostos ou alguma outra vantagem tributária de forma que, através de apurado sistema logístico, consiga atingir altos níveis de produção a baixo custo e, na sequência, grandes lucros.
Outro bom exemplo é a Apple. Ela terceirizou a maior parte de sua fabricação para empresas estrangeiras na Irlanda, Cingapura e China. Os produtos de reconhecido sucesso como o Macbooks, iPhone e iPod são montados em empresas terceirizadas na China continental. Ela terceiriza a maior parte da sua fabricação, mas não o design dos seus produtos.
O mundo moderno faz com que mudanças outrora tidas como impossíveis de acontecer integrem facilmente a atenção das empresas bastando, para isso, que queiram e, por conseguinte, se organizem a esse ponto. Mudar de ramo ou mesmo reinventar o próprio negócio é uma delas. O segredo está em focar em um ou dois segmentos, no máximo, ao invés de querer buscar sucesso em todos os que forem possíveis produzir - como muita gente se arvora a fazer e não encontra sucesso justamente por causa da multivariedade.
Core business... porque quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada respeitavelmente.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473