ABRAHAM SHAPIRO
Pergunta: "Um líder deve se envolver nos problemas pessoais de um subordinado?"
A resposta é clara: "Muito raramente". Explico melhor: não antes do trabalho deste indivíduo ser prejudicado pelos problemas.
Na condição de líder de uma empresa cabe a você estabelecer com clareza e simplicidade as regras e procedimentos de sua equipe. Ao contratar qualquer funcionário, a primeira dívida com ele é estabelecer os objetivos de atuação e das relações que ele manterá naquela função. Estas são as regras do jogo. Fazendo uma analogia com o futebol, por estas regras seu colaborador deverá encontrar todas as condições possíveis de receber a bola de seus colegas, conduzi-la até a pequena área e chutá-la ao gol.
Neste contexto você é o juiz, e como tal, enquanto a equipe jogar de acordo com as regras, você não apita. Tão logo as regras sejam violadas, então você deve intervir cautelosamente.
A respeito de problemas pessoais de um colaborador, o critério é bem claro. Se o problema interfere negativamente no trabalho que ele desempenha e você tem preparo para abordar a situação, interfira. Se não, deixe-o em paz – quer ele seja um executivo, quer seja um simples assistente. Evite ser mais um daqueles chefes a abrir, com boas intenções, o caminho do colaborador para o fracasso.
Contudo, seja prevenido. Evite consequências indesejáveis. Quando o problema pessoal do funcionário não está causando qualquer avaria no trabalho, ele acha que está mantendo-o sob controle. Se você fizer algo, ele poderá encará-lo como um intrometido. Será negativo e porá em risco a relação de confiança entre vocês, certamente. Assim, busque o mais amplo conhecimento da situação e discernimento antes de agir.
Como acabamos de demonstrar, este é mais um motivo muito especial porque uma empresa de valor necessita de um RH bem estabelecido, e com profissionais competentes, a fim de exercer a assessoria de que os líderes precisam. Acima de tudo, em circunstâncias como estas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473
Pergunta: "Um líder deve se envolver nos problemas pessoais de um subordinado?"
A resposta é clara: "Muito raramente". Explico melhor: não antes do trabalho deste indivíduo ser prejudicado pelos problemas.
Na condição de líder de uma empresa cabe a você estabelecer com clareza e simplicidade as regras e procedimentos de sua equipe. Ao contratar qualquer funcionário, a primeira dívida com ele é estabelecer os objetivos de atuação e das relações que ele manterá naquela função. Estas são as regras do jogo. Fazendo uma analogia com o futebol, por estas regras seu colaborador deverá encontrar todas as condições possíveis de receber a bola de seus colegas, conduzi-la até a pequena área e chutá-la ao gol.
Neste contexto você é o juiz, e como tal, enquanto a equipe jogar de acordo com as regras, você não apita. Tão logo as regras sejam violadas, então você deve intervir cautelosamente.
A respeito de problemas pessoais de um colaborador, o critério é bem claro. Se o problema interfere negativamente no trabalho que ele desempenha e você tem preparo para abordar a situação, interfira. Se não, deixe-o em paz – quer ele seja um executivo, quer seja um simples assistente. Evite ser mais um daqueles chefes a abrir, com boas intenções, o caminho do colaborador para o fracasso.
Contudo, seja prevenido. Evite consequências indesejáveis. Quando o problema pessoal do funcionário não está causando qualquer avaria no trabalho, ele acha que está mantendo-o sob controle. Se você fizer algo, ele poderá encará-lo como um intrometido. Será negativo e porá em risco a relação de confiança entre vocês, certamente. Assim, busque o mais amplo conhecimento da situação e discernimento antes de agir.
Como acabamos de demonstrar, este é mais um motivo muito especial porque uma empresa de valor necessita de um RH bem estabelecido, e com profissionais competentes, a fim de exercer a assessoria de que os líderes precisam. Acima de tudo, em circunstâncias como estas.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473