27 de out. de 2010

LÍDERES POTENCIAIS

ABRAHAM SHAPIRO

Alta motivação e elevados níveis de energia são as qualificações pessoais de um profissional com potencial genuíno para a gerência ou para a alta administração. Ele fará muitas coisas simultaneamente – nem todas necessariamente perfeitas. Mas será motivado em tudo.

Napoleão Bonaparte era capaz de fazer sete coisas ao mesmo tempo. Hamlet, por sua vez, personagem central do drama de Shakespeare, jamais seria diretor de uma empresa. Ele era príncipe da Dinamarca e queria vingar a morte por envenenamento do pai. Só foi príncipe porque nasceu na família real. Tal como muitos herdeiros de empresas familiares tornam-se diretores sem reunir qualquer competência, Hamlet era passivo. Jamais vi um líder autêntico que fosse passivo, contemplativo ou que se atormentasse com problemas ultrapassados.

Duas outras características mais sutis também serão encontradas nos líderes verdadeiros:

A primeira é dedicação. Devoção pura. Você chama o indivíduo e lhe diz: “Max, preciso que você vá a Manaus buscar esta ordem esta noite ainda”. Ele poderá até ter uma boa desculpa: a esposa doente, um filho no hospital. Mas 99% das vezes o potencial líder estará pronto a cumprir com a necessidade da empresa.

A segunda característica é o espírito de competição. Bons líderes não suportam derrotas. Estão interessados em vencer e, por isso, constantemente se avaliam e procuram se aperfeiçoar em todas as oportunidades.

Certa vez, um gerente de vendas recém contratado aguardava na antessala de reuniões sua vez de apresentar resultados à diretoria da empresa, quando passei e lhe perguntei o que fazia alí. Ele estava compenetrado e, quebrando sua reflexão, disse-me: “Estou aqui como um carneirinho para ser devorado pelos leões”. Por provocação, eu perguntei: “E o que pretende fazer sobre isso?" E ele respondeu: “Em breve eu me tornarei um leão”.

Este é o espírito dos potenciais líderes de sua empresa. Se você não tem ninguém assim, comece a buscar. Enquanto a sua empresa não tiver ao menos meia dúzia destes talentos, não descanse. Você está em altíssimo risco.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473