4 de out. de 2010

SUPERANDO MICHELANGELO

Artigo publicado no JL - Jornal de Londrina, em 04/10/2010, na coluna Profissão Atitude

ABRAHAM SHAPIRO

Na Igreja de San Pietro in Vincoli, na Itália, encontra-se a famosa escultura de Moisés, de Michelangelo. Uma lenda conta que, ao concluí-la, o gênio ficou tão impressionado com a sua perfeição que, lançando contra ela seu martelo, exclamou: “parla!”. Ele acreditou que ela pudesse falar.

O poder de expressar pensamentos e sentimentos através da fala é exclusivo do ser humano em toda a criação. Dizem os Cabalistas que esta capacidade se deve à alma. Por não ter uma, mesmo perfeita, a escultura de Moisés jamais falaria.

Diferenciar um negócio exige criatividade e recursos. Há uma tendência natural em qualquer empresa de parecer-se com os concorrentes. Não superar este viés resulta em insignificância aos olhos do consumidor.

Mais do que um produto melhor, a empresa necessita produzir uma percepção melhor. Deve “falar” com o cliente, contar-lhe uma história cuja lógica se enquadre às suas crenças e convicções – “a cerveja que desce redondo”, por exemplo.

Por esta ótica, uma organização admirável e sólida é muito difícil de construir. Idéia viável, planejamento e capital para implantá-la podem até não ser coisas fáceis. Mas espere até encarar a tarefa de “fazê-la falar” com o mercado. A administração convencional não consegue isto, já que também aqui “falar” requer uma alma.

Contudo, uma empresa é um conjunto de pessoas. Sua alma, portanto, é a alma daqueles que a fazem existir.

Analise, então, as reais perspectivas de sua empresa. Olhe para as pessoas que nela trabalham – suas crenças, reações, decisões, o que esperam do futuro etc. Compare agora o perfil destas pessoas e os objetivos da empresa. Pessoas elevadas: empresa respeitável. Gente displicente, apática ou retrógrada: a empresa é isso, por extensão.

Milhares de organizações parecem bem e ricas neste momento. Processos, rotinas e vendas estão bem ajustados. São maravilhosas obras de arte admiráveis aos olhos de tantos. Mas ainda não “falam” com o seu público, não o emocionam e nem produzem percepção de singularidade de seus serviços e produtos. Onde estarão amanhã? Olhe para as pessoas. O que elas são, isto é o que será a comunicação de imagem desta empresa ao seu mercado.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473