11 de out. de 2010

ABSURDOS (JUSTIFICÁVEIS) DO PASSADO

ABRAHAM SHAPIRO

Uma pessoa é literalmente incapaz de perceber coisas reais que estão bem à sua frente. Tudo o que percebemos é dramaticamente determinado pelos nossos paradigmas, o modelo mental que construímos ao longo da vida por meio da educação, das experiências, dos conceitos e preconceitos. Por causa disso, tudo o que é visível e óbvio para uma pessoa pode ser literalmente invisível para outra.

Eu selecionei algumas frases ditas por grandes especialistas do passado sobre invenções e tendências de sua época.

A primeira foi dita por Simon Newcomb, um famoso astrônomo, metido a visionário, em 1902: "Voar com máquinas mais pesadas do que o ar é inviável e insignificante, se não impossível".

E o que me diz dessa: "Mulher sensível e responsável não deseja votar" - Grover Cleveland, 22º presidente dos Estados Unidos, em 1905.

O Congresso Americano dos Transportes, em 1913, declarou: "É um sonho patético imaginar que... automóveis irão tomar o lugar das ferrovias nas viagens de longa distância...".

Quando alguém cogitou em colocar voz nos filmes mudos, Harry Warner, presidente da Warner Brothers Pictures, em 1927, disse: "Quem, diabos, vai querer ouvir um ator falar?"

Mas a maior e mais impressionante de todas é de autoria de Thomas Watson, o grande presidente da IBM mundial. Veja o que ele pronunciou sobre a tendência de popularização dos computadores: "Creio que no mundo exista mercado para apenas uns cinco computadores."

Hoje nós rimos disso. Mas estas pessoas não eram estúpidas. Elas não tinham intenção de enganar ninguém com suas opiniões. Foram, sem dúvida, especialistas nas suas áreas. Estes pensadores de seu tempo seguiram seu modelo mental, e isto é que lhes ditou o que disseram. Eles simplesmente não conseguiam ver além dos seus próprios paradigmas, assim como pode estar acontecendo com você e comigo, neste exato momento.

Se você deseja  tornar-se hábil em ver o futuro - ou mesmo o presente desde uma nova ótica -, é essencial  pensar que você não sabe tudo. E não sabe mesmo!

Inicie assumindo a possibilidade de que você esteja enganado a respeito da maior parte das coisas  que lhe parecem absolutamente sob domínio seu. Pesquise mais. Procure saber o que outros pensam. Questione. E esforce-se para não esquecer de que "quem atribui-se saber demais e entender de tudo, mais dia, menos dia, acabará mostrando e registrando na história que não sabia de nada, e será motivo de dúvida ou risada daqueles que virem o futuro!"
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473