7 de out. de 2010

UMA BOA HISTÓRIA

ABRAHAM SHAPIRO

A melhor maneira de comunicar e ensinar um valor é através do exemplo. A segunda melhor é contar uma história que sirva de exemplo, porque isto permite imprimir valores de um modo que leve as pessoas a pensarem por si mesmas.

Simplesmente afirmar: “Nós valorizamos a ética”, não significa nada. Na realidade, não efetiva nada, absolutamente. No entanto, se você contar a história de um ex-empregado que escondeu um erro que acabou custando à empresa milhares de reais, ou a de um vendedor que, admitindo seu erro, ganhou a confiança do cliente a ponto de duplicar os seus pedidos, estará ensinando a seu pessoal o que significa ética. Mas os fatos devem ser concretos.

No geral, as pessoas da Era da Informação estão ficando enjoadas de muita informação. Elas já acham que é conversa demais. O que elas preferem em lugar disso, são as ideias em que têm fé. Direi novamente: as pessoas querem ter fé em você, em sua empresa, nos seus produtos e serviços, no seu sucesso...

Todos sabem e dizem que a fé move montanhas. A fé pode superar qualquer obstáculo. No entanto, para se sustentar, a fé carece de uma história que inspire e desperte confiança. Influência genuína, aliás, não consiste em conseguir que as pessoas façam o que você quer, mas que o façam porque acreditam. E há uma particularidade nisso. Uma vez que adotem a história que você contou em sua própria história, estará liberada a poderosa força da fé.

O óbice reside em que muita gente não é boa em pintar um quadro atraente de benefícios através de suas histórias. Ou se concentram excessivamente no que veem e não conseguem traduzi-lo de forma que os interlocutores entendam, ou fazem uma descrição linear, baseada nos fatos, que é tão atraente quanto dizer que “o peixe cru tem sabor agradável”, quando, em vez disso, poderiam contar uma história sobre o efeito afrodisíaco do sashimi.

Muito já se falou em que uma imagem vale mais que mil palavras. Uma história vale mais que mil promessas. Quando a sua história é boa o suficiente, as pessoas chegarão à conclusão, a partir de seu próprio critério, de que podem confiar em você e na mensagem que transmite.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473