26 de out. de 2010

COMO E QUANDO ELOGIAR FUNCIONÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO

Qual é a maneira mais eficiente de elogiar um subordinado?

Muitos chefes têm problema neste quesito. Estabelecem para si mesmos padrões tão altos que dificilmente elogiam alguém. O administrador típico ou elogia demais, ou não elogia nunca. Os dois extremos – como quase todos extremos – são imperfeitos e defeituosos.

O bom senso é que dita as melhores regras.

Em primeiro lugar, evite elogiar cada coisinha que o sujeito consegue. O elogio frequente perderá logo o efeito desejado, e pode mesmo reduzir a motivação. Reserve seu elogio para uma tarefa particularmente difícil que tenha sido bem executada.

Segundo lugar: não exagere. As pessoas se ressentem disso, e você perde o respeito que elas têm por você. Por outro lado, elogiar pouco pode causar desânimo na equipe. Alguns perfis de gerentes chegam bem próximo ao daquele marido que, 50 anos após o casamento, disse à esposa que a amava. Ela ficou surpresa e disse-lhe que nunca ouvira esta expressão de sua boca desde o dia de seu casamento. Ao que ele respondeu: “Quando eu lhe disse que a amava há 50 anos atrás, você devia saber que sou um homem que, ao dar uma palavra, nunca volta atrás”. Esta abordagem, com toda certeza, não funciona no relacionamento conjugal, e muito menos na relação líder - subordinado.

Elogie a pessoa na área que lhe desperte mais motivação, isto é, em que ela tenta fazer um bom trabalho, e em que você sabe que ela sente que deveria estar fazendo progressos.

Arturo Toscanini, um dos maiores maestros de todos os tempos, conta em sua biografia que o maior cumprimento que recebeu não foi de alguém que correu após um concerto para lhe dizer “Você regeu bem”. Ele diz: “Aos 70 anos, eu já sabia que era um grande maestro. Ela tomou minha mão, apertou-a e disse: ‘Arturo, você estava bonito esta noite’”.

De fato, aos 70 anos, a aparência de um homem pode muito bem ser sua principal área de motivação pessoal.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473