30 de abr. de 2009

PORQUE TODOS MERECEM

ABRAHAM SHAPIRO

Você não gerencia um grupo de jogadores de tênis, nem de maratonistas. Se é uma figura dos esportes que estamos procurando, sua equipe está mais para um time de futebol. E como tal, todos devem saber de suas posições e funções, e que estão em busca de um resultado final para o time.

Poucos têm esta ótica. Ao contrário. Estimula-se a competição através de incentivos que fazem um vencedor para cada dezena de perdedores.

Já pensou se cada funcionário resolver adotar o modelo da Fórmula 1 no trabalho? Ele estará vendo apenas duas maneiras de vencer: sendo mais rápido que os demais, ou jogndo-os fora da pista. O que a empresa ganhará com isso?

Onde quero chegar? Planos de incentivo são bons. Mas não se esqueça do espírito de equipe. Comece superando uma grande injustiça: premie a todos. É fácil premiar vendedores. Eles fazem o dinheiro entrar na firma. Ok. Mas e os outros? Falo daqueles cujo supremo esforço garante que tudo irá correr bem após feita a venda. Minha sugestão é: crie premiações para o funcionário mais organizado, o mais pontual e, principalmente, o que joga mais pela equipe.

Dê palavras de apoio do tipo: “Você fez um bom trabalho. Continue assim”. Use isto à vontade, desde que sincero e verdadeiro. O efeito é palpável.

Faça as pessoas encararem a competitividade como uma ferramenta, e não como um objetivo em si. Desta maneira, um funcionário não trabalhará o mês inteiro para ser o mais pontual, mas para que a empresa entregue o pedido em tempo.

Para isso, estabeleça metas semanais e mostre os resultados através de cartazes, lembretes, e-mails... tudo vale para o pessoal lembrar que, além do compromisso de cada um com os programas internos da empresa, todos têm um compromisso mais elevado com o cliente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473