28 de abr. de 2009

NEGÓCIOS POR TELEFONE - UM MODO ERRADO DE FAZER

ABRAHAM SHAPIRO

O telefone toca. Ao atender e me identificar, a pessoa diz: “Shapiro, meu querido. Como passou o fim de semana?”

Eu estranhei. Quem estaria ligando em plena segunda-feira apenas para saber como foi meu descanso? E uma voz desconhecida me chamando de "meu querido"? Por um instante pensei em trote. Eu indaguei “Por favor, pode dizer-me quem está falando?”.

“É o Fredy, agente comercial da Revista XYZ. Estou ligando para saber se você aprovou o orçamento de um anúncio que enviamos semana passada”.

Agora eu “entrava no ar”. Mas fiquei imaginando onde foi que este sujeito aprendeu a tratar de negócios por telefone?

“Meu querido”, “meu anjo”, “meu bem” são tratamentos íntimos, exclusivos para situações pessoais e nunca negociais.

Se o assunto é negócios, as expressões a serem empregadas devem respeitar um protocolo próprio de tratamento. Infringi-lo é um risco, já que a percepção do fulano do outro lado da linha pode criar antídotos, preconceitos e ressalvas contra o modo como é tratado. Isto resulta em sentimentos de invasão e desrespeito.

E não vale só para o telefone. Visitas presenciais, textos de e-mails, cartas comerciais, cartões sociais etc, devem evitar intimidade de qualquer natureza.

Pessoas extrovertidas tendem a julgar que todos gostam de ser tratados com informalidade. Pensar assim é errado. Eu conheço gente capaz de abortar qualquer negociação por conta apenas de uma palavra mal colocada. Elas interpretam como ameaça.

O desejável é que se adote uma sistemática formal, porém não exagerada. Ser formal não significa deixar de ter doçura e boa educação. É perfeitamente possível tratar as pessoas como elas adoram ser tratadas sem ser invasivo ou íntimo. Basta aprender regrinhas simples de relacionamento que não precisam ser herança de berço e nem de uma educação na Suíça. Até na Internet há coisas suficientes e boas disponíveis para quem quiser aprender.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473