1 de abr. de 2009

TÁTICA - O COMPLEMENTO DA ESTRATÉGIA

ABRAHAM SHAPIRO

Qualquer criança sabe que objetivo é um resultado que desejamos alcançar. Fácil!

O difícil é responder a pergunta: Como atingir objetivos? Através de estratégias.
Mas uma estratégia é posta em prática por meio de táticas.

Espere aí, vamos organizar os conceitos. Estratégia é um plano de ação projetado para um prazo longo e amplo. Tática é um plano de ação de curto prazo, limitado e composto de ações específicas e práticas.

As táticas realizam uma estratégia.

Enquanto a estratégia determina de modo amplo “o que” deve ser realizado para se atingir um objetivo, a tática se ocupa de forma mais pontual e restrita “como” a meta será perseguida.

De fato, tática e estratégia são conceitos complementares. A estratégia envolve o quadro como um todo, a planta total. As táticas são ações específicas criadas e selecionadas para se atingir a meta. Portanto, as táticas devem ser objetivas e mensuráveis.

Resumidamente, as táticas suportam a estratégia e a estratégia suporta o objetivo.

O mais importante é lembrar que uma estratégia correta faz todo o trabalho da tática funcionar melhor e exerce menos pressão sobre sua execução. Porém, ambas – estratégia e tática – merecem e carecem de análises precisas e minuciosas para que a meta seja alcançada. Não é de qualquer jeito e nem de um momento para o outro. Exigem atenção e cuidado.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473