15 de abr. de 2009

SERENIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

Este exato momento é o único que realmente existe. Ele é a realidade.

Enquanto você lê esta frase, a anterior já ficou no passado. No tempo presente, você está lendo esta.

A próxima vez que você respirar será a única que realmente existe. A anterior ficou no passado. A próxima ainda não veio.

Ao conversar com alguém, o que dizemos são as únicas palavras verbalizadas no presente. À medida em que falamos, as frase vão ficando no passado.

Com nossos pensamentos ocorre o mesmo. O último pensamento é passado, e o próximo só existirá no futuro. Lendo este texto, agora, você não conseguirá processar suas palavras no mesmo segundo que o faz com outras. Você poderá ler, analisar e retornar muito rapidamente, porém não ao mesmo tempo.

Tudo isto foi dito para nos fazer entender que existimos um momento por vez. Assim, se desejarmos ser serenos, precisamos sê-lo momento a momento, numa sucessão sempre presente.

Mas como fazer isto de modo prático? Através de pensamentos serenos. Podemos começar imaginando cenas serenas. Ajudará muito a respiração profunda e cadenciada enquanto relaxamos os músculos.

Podemos também recordar vividamente cenas de momentos em que fomos serenos. Uma música calma será um forte coadjuvante. Mas o importante é compreender que conseguindo atingir um estado de serenidade agora, poderemos fazê-lo a qualquer momento, desde que tenhamos a concentração e o desejo necessários.

Você concorda que este momento é único que existe? Entretanto, sem considerar como tenha sido seu comportamento anterior e como ele será nas próximas ocasiões, é preciso assumir e viver a serenidade neste momento presente.

Particularmente gosto de pensar numa frase que sempre me auxilia: “Eu estou sereno neste momento”. Eu a repito mentalmente até que tenha assumido o estado de serenidade que me é próprio - seja para ouvir uma pessoa, para entrar numa negociação, defender uma idéia ou remover um estado de agitação interior - que muito me incomoda.

Algumas circunstâncias são inegavelmente mais propícias à serenidade que outras. Há ainda aquelas em que tudo parece atuar contra. No entanto, ao verbalizar conscientemente estas cinco palavras - “Eu estou sereno neste momento” -, nosso cérebro fica centrado, tornando as nossas condições interiores propícias a realizá-las na prática. Quanto maior o foco sobre elas, maiores as chances de sua mensagem permanecer ativada, mesmo que não continuemos repetindo-as formalmente.

Para ser sereno, o segredo é desenvolver a capacidade de conseguir serenidade no instante presente, libertando-se do quão exaltado(a) você tenha estado no segundo anterior, que é passado. O que vale é o agora. Quanto ao futuro? Não há porque se preocupar. Ele está sendo criado no presente.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473