16 de abr. de 2009

VOCÊ E A RELAÇÃO COM A SUA EQUIPE

ABRAHAM SHAPIRO

Você é um líder na sua empresa - gerente, coordenador etc. Como é que as pessoas de sua equipe se comportam com você? Elas evitam olhar nos seus olhos? Param de falar quando você chega ou entra na sala? Fazem piadinhas a seu respeito nas rodas de café, ou pior, usam essas piadas para aterrorizar estagiários e funcionários novos?

Estes sinais - e muitos outros - indicam que a sua relação com as pessoas não é boa. Você pode até se convencer de que, sob sua supervisão, o trabalho está sendo feito, mas eu aposto - e vou ganhar - que é de má vontade.

E tenho quase plena certeza de que você acha que tudo está bem, e que este comportamento da equipe é normal. Atenção à verdade: não! Não é!

Proponha-se a analisar este relacionamento. Tente lembrar-se das coisas que as pessoas dizem para você e do modo como falam. Se elas hesitam em fazer alguma crítica ou em dar um toque amigável, provavelmente o primeiro problema seja a sua dificuldade de aceitar críticas. Se você consegue se recordar de pontos que as pessoas indicaram para você melhorar, estude bem essas opiniões e ache os aspectos em comum entre elas. Refiro-me a coisas que podem ser mudadas na sua personalidade. Um lembrete: opinião de ex-namorada ou esposa dita em horas da briga não vale.

Seja realista. Ou você começa a mudar logo para melhor no trato das pessoas, ou, se a sua equipe fosse um trem bala, e você, o piloto, estaria tão difícil fazer a velocidade evoluir ao seu potencial, que um fusquinha chegaria ao destino antes de vocês.

Entendeu agora???
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473