20 de abr. de 2009

UMA DATA PARA CADA TAREFA

ABRAHAM SHAPIRO

Na empresa sempre existe a tendência de se deixar as coisas no ar. O que se faz normalmente? Distribuem-se as tarefas e deveres às equipes, depois...

E depois? Aquela tarefa específica deu o resultado esperado? Ela ao menos foi realizada? Como é feito o follow up?

Muitos gerentes não acompanham o desempenho de suas ordens. Envolvem-se com outras coisas que julgam mais importantes e simplesmente esquecem. Há ainda aquele famoso problema de alguns funcionários com receio de irem até seu líder e mostrar dúvidas ou discutir idéias.

Para evitar esta paralisia na equipe, seja aberto a opiniões. Adote atitudes que farão sua gestão mais eficaz. Por exemplo, na hora de transmitir uma tarefa a alguém, abra a sua agenda e pergunte: “Para quando você acha que pode terminar?” Force as pessoas a trabalharem com uma data final para tudo. Exija cronogramas de execução, pois isto dará um rumo e um ritmo para o time.

Há problemas de comunicação? Para melhorar este quesito, reúna-se com os seus subordinados e pergunte como eles vêem o trabalho e as interações entre eles, o que pode ser mudado e melhorado. Ouça com cuidado. Questione e julgue os pontos de vista de cada um à luz dos objetivos da equipe. Se você perceber dificuldade de expressão da parte deles, peça para falarem qualquer coisa que venha à mente, a princípio. Aos poucos, você irá descobrir com precisão quais são os obstáculos e poderá resolvê-los com objetividade. Lembre-se que você pode ser um grande obstáculo. Neste caso, tome a atitude de corrigir-se sem perder o poder que é intrínseco à liderança sem o qual, as pessoas o tratarão como alguém sem autoridade.

Não critique as pessoas que forem sinceras. Só não permita desrespeito de qualquer natureza. Deixe-as abrirem-se e fazer suas colocações com calma e tranquilidade.

Adote medidas que facilitem a transparência. Sempre que você tiver condições favoráveis para fazer e acertar, será amplamente melhor do que continuar achando que as ações estão inequivocamente corretas, enquanto o seu pessoal reclama às suas costas e cumpre apenas uma parte do que deveriam fazer.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473