8 de abr. de 2009

A QUE PONTO CHEGA A FALTA DE CONFIANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Muitos funcionários abusam de atestados médicos para se ausentarem do trabalho. Isso leva o empregador a estabelecer critérios não apenas rigorosos demais, mas às vezes até ridículos, como o que vimos afixado no mural de uma indústria.


AVISO A TODOS OS FUNCIONÁRIOS

REF: FALTAS EXCESSIVAS AO TRABALHO

AS SEGUINTES REGRAS ESTÃO EM VIGOR A PARTIR DESTA DATA

ENFERMIDADES:

Absolutamente não há mais desculpas. Não aceitaremos mais atestados e nem o que diz o seu médico como motivo para sua falta. Se você pode ir ao médico, pode muito bem vir trabalhar.

CIRURGIAS:

Não permitiremos mais esta prática. Queremos desencorajar qualquer idéia de que você necessite de uma cirurgia. Cremos que enquanto você está empregado nesta empresa, você irá necessitar de tudo o que faz parte de seu corpo e não deverá se desfazer de nada. Nós o contratamos como é e, portanto, uma cirurgia irá tirar um pedaço de você. Isto o faria menos do que foi contratado por nós.

ACIDENTES

Primeiros socorros em todas as circunstâncias deverão ser prestados somente durante o horário do almoço, para os funcionários do primeiro turno, e no horário do jantar, para os do segundo turno. Quem necessitar de gesso ortopédico, curativos e respiração artificial devem buscar tratamento em horários que o trabalho permitir.

MORTES (QUE NÃO SEJA A PRÓPRIA)

Isto não é desculpa. Não há nada que você possa fazer por eles. E sempre há alguém com um menor nível laboral que possa ocupar-se dos trâmites de liberação de corpos e féretro. No entanto, se o funeral pode se estender por toda a tarde, estaremos de acordo em deixá-lo sair uma hora antes, sempre e quando suas tarefas no trabalho estiverem suficientemente encaminhadas para que se possa dar continuidade aos processos de produção durante a sua ausência.

MORTE (A PRÓPRIA)

Isto será aceito como desculpa. Porém, um aviso com antecedência de duas semanas é requerido, pois consideramos que é seu dever treinar outra pessoa para ficar em seu lugar.

UTILIZAÇÃO DO BANHEIRO

Muito tempo está sendo utilizado em idas ao banheiro. A partir de agora se deverá ir por ordem alfabética. Por exemplo, aquelas pessoas cujos nomes começam por “A” irão das 8.00 às 8.15hs, “B” irá de 8.15 às 8.30 hs, e assim por diante.


Veja a que ponto podem chegar os efeitos da perda de confiança quando existe abuso ou omissão de uma das partes.

Confiança é tudo! Para quem a conquistou, foi preciso muito esforço. Para quem a perdeu, bastou uma simples e inadvertida atitude.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473