17 de abr. de 2009

A IMPORTÂNCIA DO FATOR COMPETÊNCIA

Prof Dr Enio Resende

Por que se fala tanto em competência hoje em dia? Trata-se de mais um modismo cultural? Competência não é apenas uma versão moderna do fator eficiência? Com quantas competências se faz o sucesso pessoal e profissional?

Considerando a maneira como o fenômeno que destaca e valoriza o fator COMPETÊNCIA chegou e se instalou, e a maneira como foi ora criteriosamente aplicado, ora manipulado comercialmente, cabe fazer todas essas indagações. Alguns fenômenos culturais passam em menor ou maior intensidade. Mas o fenômeno que tira a palavra Competência do meio dos verbetes comuns constantes dos dicionários, e destaca o seu significado de forma tão intensa e contundente, não é um fenômeno circunstancial e passageiro. É um novo estágio de evolução de comportamento profissional, organizacional e social. Além disto, a valorização do fator Competência se mostrará como de grande alcance, abrangente, polivalente e multifuncional.

A competência se manifesta nas pessoas, como indivíduos e como profissionais; se manifesta nas funções e papéis exercidos pelas pessoas: direção, gestão, liderança, governo; a Competência se manifesta nas formas e desempenhos organizacionais, assim como nos negócios; a Competência se manifesta nas relações sociais, nos esportes e até no lazer.

Competência é, em resumo, uma maneira melhor, um estágio mais evoluído de pensar, de se desenvolver, de ver as coisas e lidar com elas, de atuar, de obter resultados.

Competência x conhecimento

Qual a relação entre Competência e conhecimento, levando-se em conta que são dois fenômenos culturais recentes e quase paralelos? Em poucas palavras: conhecimento é saber saber e Competência é saber fazer. Vai ficando claro, aos poucos, que adquirir conhecimentos é importante, mas não garante realização e sucesso pessoal e profissional.

Se o conhecimento não for aplicado, a pessoa poderá ser bem informada e até erudita. Mas não será competente. O mundo passado, de poucas exigências sociais e pouca competitividade permitia que as pessoas pudessem se dar ao luxo de serem apenas cultas e eruditas. O mundo atual requer que as pessoas sejam também, e principalmente, competentes. E para ser competente, nem é necessário ser erudito.

Em qualquer atividade pessoal e profissional, que exija curso básico, médio ou superior, as pessoas podem ser competentes. Porque – de novo – competência tem mais a ver com o saber fazer. Por várias circunstâncias profissionais fui levado a descobrir o impressionante mundo das competências. Achei-o tão fascinante que decidi me aprofundar nele. O resultado está traduzido nos sete livros que escrevi sobre COMPETÊNCIAS.

Esclareço, como forma de explicar tal abundância de assunto que, estudando-o há mais de 20 anos, continuo descobrindo o amplo universo do fator Competência. Há uma constelação que se refere a características pessoais, outra que refere a formas de manifestação ou atuação organizacional, uma outra que se refere à função mais importante dasociedade que é a Liderança, outra mais que se refere à conduta e atuação de pais e educadores, e mais outra ainda que trata da performance dos empresários - os responsáveis principais pelo desenvolvimento econômico de uma região oude um país. Vale comentar que inúmeras vezes, em cursos ou palestras, perguntei a participantes: quantas competência acha que você possui?

A grande maioria das pessoas respondeu como tendo entre uma e cinco competências. O que prova ainda pouca visão que as pessoas têm desta importante questão para o sucesso pessoal e profissional e para melhoria da qualidade de nossa vida. Escrevi um capítulo para o livro "Gerenciar no Limite , Lições Corporativas" (Editora Qualitymark), relacionado com a gincana "No Limite", produzida pela Rede Globo, no ano 2000; mostrando que os participantes aplicaram dezenas de Competências e Habilidades na competição, e a Elaine, vencedora ao final, aplicou 10 que foram decisivas para sua vitória.

As pessoas desenvolvem, ao longo da vida, estudando e atuando, dezenas de Competências. E por não terem consciência disso, não sabem tirar proveito desse precioso potencial de sabedoria e acabam por desperdiçar boa parte dele em suas vidas social e profissional. Quero fazer referência aqui ao tema de um dos quatro livros sobre Competências, de minha autoria, que tem como título “Conheça o seu C H A”. Apresento nele os requisitos de competências, habilidades e aptidões requeridos por 26 dentre as principais profissões da sociedade: Administrador, Advogado, Biólogo, Contador, Dentista, Economista, Jornalista, Médico, Psicólogo, Sociólogo, Nutricionista, etc.
______________________

Enio Resende é uma das grandes referências brasileiras em RH e um especialista em Gestão por Competências.