1 de mai. de 2009

PARA SAIR DA CRISE

ABRAHAM SHAPIRO

Chegou a hora de agir para sairmos da crise e não mais apenas para enfrentá-la. Quem chegou até aqui sem “quebrar”, não está fora de perigo. Mas a situação já não é letal como no fim do ano passado e início de 2009. Agora, ao menos, já é possível planejar e estabelecer metas mais concernentes à realidade.

É importante reforçar que o reinado do caixa ainda não acabou. Manter recursos em dinheiro é uma vacina contra surpresas desagradáveis. Portanto, continue renegociando para baixo os preços de matérias-primas, insumos e embalagens. Evite estoques e minimize as compras aos níveis seguros de produção. A hora é propícia para processos just in time.

Você se lembra de quando eu disse aqui que, mesmo havendo queda nas vendas, as pessoas não deixariam de comprar? Existiu movimento de compra e venda em quase todos os setores da economia. Isto é o que garante hoje uma perspectiva real de trabalho.

2008 foi uma grande ilusão. As empresas não precisavam vender. As pessoas é que compravam. O esforço da venda era praticamente nulo.

Mas aquele cenário não tinha sustentação. Quem confiou, sente-se agora como se uma carreta o tivesse atropelado, sem tempo sequer de anotar a placa.

Hoje tornou-se obrigatório retornar aos modelos clássicos de venda, ou seja, descobrir onde está o cliente potencial, apresentar o produto ou serviço a ele, encantá-lo com nossos diferenciais e negociar exaustivamente até conseguir fechar a venda.

Uma equipe de vendas moldada ao ritmo de 2008, não está conseguindo reagir positivamente aos negócios de hoje. Ajude cada vendedor a mudar sua visão e a adaptar-se ao novo momento. Poderá custar algum investimento em treinamento, trabalho duro e persistência.

Mas investir nisso, em qualquer tempo, é garantia de bom resultado.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473