23 de abr. de 2009

SER OU PERMANECER NO BÁSICO

ABRAHAM SHAPIRO

Eu não posso ser igual a ninguém. O entendimento mais profundo da vida consiste em saber que não somos iguais entre nós. Cada ser humano é um indivíduo diferente de todos os outros. Eu sou único. Você é único. Ela é única.

Se você me perguntar por que digo e repito tantas vezes que somos diferentes, eu lhe responderei duas coisas. A primeira: Porque realmente o somos. E a segunda: Porque devemos ser diferentes.

A razão é simples. O mínimo denominador comum é inútil. O óbvio ou idêntico não tem nenhuma vantagem; não ignifica melhora.

Todos nós devemos olhar mais alto e ter, com isso, maior empenho em buscar o que desejamos como seres humanos, transcender o básico e universal.

O que se faz com o básico? Apenas se dá o primeiro passo em qualquer direção. Até aí, tudo bem. Mas para irmos adiante, é preciso superar o básico.

Pense, por exemplo, no jogo de xadrez. Teoricamente, qualquer pessoa pode aprender a jogar em meia hora ou um pouco mais. As regras são iguais para todo mundo. Entretanto, quando pela primeira vez formos além das regras, deixando aquele nível inicial em que nos preocupamos apenas em fazer movimentos corretos, começamos a formar os padrões que nos distinguem de todos que já movimentaram um peão.

Um negócio, a carreira profissional e a própria vida dependem exatamente disso para dar certo. Direi de outro modo: não terão sentido sem que algo os diferencie.

Tudo o que é lugar comum não será percebido, não será apreciado e, consequentemente, resultará em indiferença.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473