29 de abr. de 2009

DIFERENTES COMO A IMPRESSÃO DOS DEDOS

ABRAHAM SHAPIRO

Quando você pensou em se casar, qualquer mulher servia? Qualquer rapaz estava bom? Quando chegou seu segundo filho, você notou que ele era totalmente diferente do primeiro? Já observou que você é diferente de seus irmãos?

As pessoas são diferentes. Elas têm suas próprias necessidades, precisam de atenções diferentes, de orientações diferentes, veem as coisas de modo diferente, por isso, reagem a seu próprio modo a cada estímulo ou impulso.

Alguns funcionários querem a atenção do chefe. Outros detestam, pois, sentem-se vigiados. Há os que rendem mais de manhã. Outros, rendem mais de tarde ou de noite.

Um time produtivo é aquele em que cada pessoa sabe bem qual papel desempenha e passa a maior parte do tempo voltada para ele.

O que estou tentando dizer é que, se as pessoas fizerem o que sabem fazer de melhor, elas serão melhores. Para isto, elas devem se dedicar a uma coisa específica, só e não ser polivalentes ou passar seus dias apagando incêndio em todos os lados.

Talento, habilidade e conhecimento são coisas diferentes entre si. A combinação destes três ingredientes define a competência de um colaborador. É errado atribuir o mesmo peso para cada uma dessas coisas.

Conhecimentos e habilidades podem ser ensinados, transferidos de uma pessoa para outra. Talento não. Talento é o próprio estilo da pessoa, o modo dela pensar, agir e sentir. A mesma música interpretada por dois instrumentistas diferentes, produzirá diferenças perceptíveis devido ao estilo de cada um, seus movimentos, suas leituras e subjetividades. Isto é relativo ao talento. O mesmo ocorre no trabalho.

Ao líder cabe ser um catalisador, ou o acelerador que faz o talento de cada membro de sua equipe cruzar mais rápido a linha de chegada da realização pessoal e em equipe. O contrário disso pode significar violência ou inutilidade.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473