21 de abr. de 2009

REVISITANDO O PROCESSO DE TREINAMENTO NA EMPRESA

ABRAHAM SHAPIRO

Fala-se muito em treinamento nas empresas. Mas há um grande risco desta também ser uma das expressões que a maioria das pessoas finge saber, e cujo conceito está longe de ser dominado de modo prático e objetivo.

Treinar um funcionário ou uma equipe é muito mais do que apenas transmitir procedimentos. É também habilitar a pessoa a tomar decisões, transferir conhecimentos, dar suporte, orientar... é amplo demais!

O treinamento permite que as pessoas elevem seu nível de desempenho e causa satisfação com o trabalho como efeito colateral. Funciona tanto para habilidades específicas como para estimular novas competências. Tomemos o caso de um torneiro mecânico como exemplo. Seu chefe poderá submetê-lo a um treinamento para que conheça e incorpore em seu desempenho os padrões adotados na empresa - uma habilidade técnica -, ao mesmo tempo que o induz a ser mais interativo com os colegas do setor em função do resultado do trabalho do setor exigir que os funcionários atuantes troquem idéias entre si - competência de comunicação - sobre os ajustes necessários para finalização da tarefa.

Se na qualidade de líder você não se empenhar em promover o desenvolvimento de seus subordinados, eles não serão capazes de assumir as responsabilidades que você espera ou determina que assumam. Após treiná-los e certificar-se de que fazem o que devem fazer com amplo domínio, você pode se dedicar às estratégias e assuntos de peso da sua área já que um colaborador bem treinado sabe tomar decisões concernentes a seus afazeres. Consequentemente, ele não ficará trazendo problemas próprios para que você resolva. Ele terá mais independência.

O treinamento provê a equipe dos recursos de que carece para alcançar metas. Você não precisará emitir soluções prontas a eles. Em acréscimo, eles estarão participando ativamente do processo, vez que todo treinamento precisa ser também um meio para melhorar o relacionamento. Pesquisas mostram que as pessoas se comprometem mais com resultados quando elas participam dos processos. Logo, treinamento é um benefício real para todos - palpável, diga-se.

Gerentes de sucesso treinam o que sua equipe tem de positivo e não só carências profissionais ou situações negativas. Isto é lógico, pois, se já é preciso despender um grande esforço para apenas manter o nível de desempenho dos funcionários, muito maior e constante será este esforço quando se pretende elevá-lo. Portanto, reserve tempo para investir em treinamento e aja rápido pelo bem de todos.
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Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473