16 de abr. de 2009

COMO DEMITIR UM FUNCIONÁRIO

ABRAHAM SHAPIRO

Ninguém gosta da tarefa de demitir um funcionário, mas faz parte da vida empresarial. Qualquer gerente terá de desempenhá-la, cedo ou tarde.

É importante saber qual a melhor forma de demitir a fim de não causar traumas ou danos à auto-estima do funcionário. O que fazer para que esta situação não seja complicada?

Antes de tudo, evite demitir numa sexta-feira. É preferível fazê-lo numa segunda ou terça de manhã. A razão é simples. No começo da semana, o seu ex-funcionário já pode agir organizando o currículo e saindo à procura de uma nova colocação. Além disso, você pode expor de imediato a situação para o restante da equipe. Quando feita na sexta-feira, a demissão indica que o funcionário vai passar o fim de semana mal humorado e chateado junto da família. A mais, o resto da empresa terá dois dias para ficar imaginando coisas erradas como explicações ao desligamento ou fazendo fofocas a respeito. Nesta hora, as pessoas tendem a ressaltar o que elas interpretam como "injustiças da empresa", dos chefes etc.

Um detalhe importante é expor os motivos da demissão. O funcionário tem direito de saber exatamente por que foi demitido. Sempre será um baque para qualquer um. Quanto menos surpresas nessa hora, melhor. Depois, deixe-o falar como forma de amenizar um pouco o sentimento negativo. Se você é ansioso(a), espere que ela diga o que tem a dizer. É um ato de respeito. Apenas mantenha-se firme na sua decisão.

Para terminar, ajude o seu ex-funcionário a ter alguma visão do mercado de trabalho e possíveis opções que se enquadrem a seu perfil. Se quiser acertar de verdade, dê a ele um benefício de demissão atualmente proporcionado pelas empresas que realmente se importam com os seus colaboradores. Refiro-me a um Processo de Outplacement que o ajudará a reciclar os conhecimentos e comportamentos obervados nas entrevistas, mostrará como introduzir melhorias na carreira e a recolocar-se o quanto antes. Este serviço poderá ser contratado nas melhores agências de emprego de sua cidade cidade. Em Londrina, Pr, indico a Labor Trabalho Temporário Ltda, que tem várias opções interessantes para este benefício: fone: (43) 3323 8020, ou pelo e-mail info@labor.com.br .
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473