31 de mar. de 2009

UM CONCEITO SIMPLIFICADO DE ESTRATÉGIA

ABRAHAM SHAPIRO

Qual é o conceito de estratégia? É a definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.

Ficou claro? O planejamento de como aplicar recursos para se atingir uma meta é estratégia.

Partindo da área militar, a estratégia passou a fazer parte nos negócios.

Mas aqui vai a primeira ressalva do uso deste conceito: considera-se que apenas fazer o que outros fazem, mas com maior eficácia operacional, não é propriamente ter uma estratégia. Está implícito no conceito que, para se ter uma estratégia, é preciso atuar de forma diferente, com inteligência e planejamento.

Michael Porter é um dos grandes teóricos da área de Estratégia Corporativa. Ele diz que “muitos erros de estratégia empresarial ocorrem por culpa da própria organização”. Ou seja, os principais erros estratégicos são de caráter interno à organização. A empresa pretende ser a melhor do seu setor ou a melhor do mercado, mas esquece-se que isso é um pensamento destrutivo se não for dotado das devidas ressalvas.

Dois grandes estudiosos: Chan Kim e Renée Mauborgne, no livro “A estratégia Oceano Azul” cuidam exatamente destas condições. Segundo eles, um produto deve estar posicionado no mercado de forma a tornar a concorrência irrelevante. Não se deve guerrear contra a concorrência, mas sim torná-la desprezível. As empresas devem lutar por um mercado diferenciador e não pela concorrência direta, a que os autores denominam de “Oceano Vermelho”.

Se você ainda não leu, chegou a hora: A estratégia do oceano Azul. Está aí uma excelente proposta.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Tem resultados na interação entre as áreas de vendas e marketing. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473