1 de dez. de 2008

VIVER SEM CULPA

ABRAHAM SHAPIRO

Há um ditado corporativo que diz: "Se você consegue rir quando tudo deu errado, é porque já descobriu em quem pôr a culpa".

Ter alguém a quem culpar é algo muito próximo à crueldade. Culpar-se e sentir que tudo deu errado devido aos próprios atos ou decisões é ainda mais aterrador.

Se você errou, arrependa-se. Aprenda. Desenvolva habilidades para não cometer os mesmos erros. Só não se deprima. Você perdeu um dinheiro e viu que há um furo no bolso da calça? Costure-o e não perca mais nada. Chorar é inútil.

Você sabe o que é o Prêmio Nobel. Ele foi criado há mais de um século por um químico sueco que ficou milionário com a invenção da dinamite. Ele se chamava Alfred Nobel. Um fato muito curioso envolveu a vida deste homem. Quando o irmão dele faleceu, um jornal publicou uma longa matéria como se Alfred tivesse morrido. Foi um engano inexplicável.

Entretanto, ao ler seu próprio obituário no jornal, Alfred ficou horrorizado. A reportagem o descrevia como "o monstro que tornara possível matar mais pessoas em maior velocidade através da descoberta de uma poderosa bomba".

Diante das palavras chocantes a seu respeito, Alfred percebeu que aquela seria a biografia pela qual o mundo o conheceria. E, é claro, ele jamais desejou entrar daquele modo para a história.

O que fez então? Decidiu investir toda a sua fortuna numa fundação cujo objetivo seria premiar pesquisadores, cientistas, estudiosos e pessoas que lutassem pela paz mundial. Assim nasceu uma das mais cobiçadas premiações dos cientistas, economistas e políticos dos últimos cem anos.

O que ele conseguiu? Verifique você mesmo. Pergunte a qualquer um e você verá que, hoje em dia, quase todo mundo sabe o que é o Prêmio Nobel, enquanto pouquíssimos ouviram dizer que Alfred inventou uma arma de guerra. Muita gente se espanta quando dizemos isso.

Qual o efeito da atitude de Alfred Nobel? Ele não podia mudar o seu passado. Mas agiu com todo seu esforço e não descansou até pintar o seu futuro da cor que mais o agradava e, assim, transformou o mal com um enorme, memorável e inesquecível bem.

Moral da história. Enquanto a culpa faz sofrer e destrói as perspectivas do ser humano prendendo-o a um passado detestável devido a um erro , o arrependimento tem o poder de fazê-lo enxergar o presente com sua real potencialidade. Deste novo ponto de vista e força de vontade para nunca mais cometer a mesma falta, o futuro se converte numa possibilidade amplamente nova e diferente, podendo ser escrito com as palavras e expressões desejadas, e não mais com a imposição dos fatos e conseqüências implacáveis do passado.

Isto é a beleza de viver neste mundo.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br