12 de dez. de 2008

BONS E MAUS VAREJISTAS

ABRAHAM SHAPIRO

Eu estou em consultoria empresarial há muito tempo. Já vi coisas demais, anotei observações, relatei casos que foram publicados em grandes revistas e periódicos de vários setores.

Por mais que eu tenha desenvolvido um modelo de competência específico para o varejo, uma coisa sempre ficou martelando na minha cabeça quando estive diante de problemas em lojas: o dono.

Eu logo compreendi que lojas pequenas respiram, sorriem, xingam e falam – tudo por influência direta do dono.

Um teste simples. Passeie pelo shopping de uma maneira diferente. Sinta as lojas. Logo você saberá que lojas estruturadas têm donos estruturados. Lojas animadas têm donos animados. Lojas mal-humoradas têm donos mal-humorados. E lojas malucas.... bem, sem comentários.

Dinheiro não habilita ninguém a ser dono de um negócio no varejo. Muito menos tino comercial à moda antiga.

Existe uma coisa que muitos desconhecem: a vocação para o varejo – isto é: gostar genuinamente de fazer algumas coisas que não são para um ser humano comum. Refiro-me a fibra, persistência, alta resistência à frustração, gostar de colocar a mão na massa vez ou outra e prazer em fazer gente feliz. Isto conta muito. Aliás, é o que faz a diferença.

De tudo o que aprendi, uma coisa ficou muito clara. Há dois tipos de varejistas. Os que estão no negócio porque precisam; e – graças a D-us – os que estão por que escolheram, lutaram, tornaram-se competentes ou estão chegando lá. Estes vão ficar. Quanto aos primeiros, vão acabar vendendo seu negócio - provavelmente mal e se der tempo, é claro.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br