11 de dez. de 2008

POR FAVOR, APRENDA O QUE É FEEDBACK DE 360 GRAUS ANTES DE SAIR FALANDO POR AÍ

ABRAHAM SHAPIRO

Há poucos dias, uma pessoa chegou até mim e solicitou um feedback de 360 graus a seu respeito. Eu me espantei com o pedido, pois, em si mesmo demonstrava que ela desconhecia o conceito.

Aliás esta é uma prática das mais comuns em nossa sociedade, especialmente na parcela corporativa. O pessoal que não lê, mas quer parecer bem informado, ouve um fulano qualquer citando o feedback de 360 graus, por exemplo, gosta do termo, e a partir disso comete dois grandes pecados contra si próprio:

1o) Não pergunta: "O que é feedback de 360o?" e

2o) Não pesquisa nada sobre o assunto. Apenas deduz e, no momento seguinte, ele ou ela está empregando-o como se fosse de seu pleno domínio. Até o dia que se depara com um chato como eu.

Vamos ao que interessa. Em rápidas palavras, feedback de 360 graus não advém de uma só pessoa, mas de todos aqueles com quem se relaciona na empesa - ou em qualquer sistema de que se faça parte. Ele é a soma de feedbacks emitidos em todos os níveis do organograma - acima, abaixo e "dos lados" da pessoa em referência. Há quem acrescente, até, fornecedores, bancos e outras instituições externas à empresa mas que tenha alguma relação com o fulano. Isso, no entanto, não é praxe.

Agora que você já sabe, use de modo correto a expressão.
______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes empresariais. Tem excelentes resultados na interação estratégica entre as áreas de vendas e marketing. Contato: shapiro@shapiro.com.br